Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
28/3/2018 | Atualizado às 19:16
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli concedeu, na tarde desta quarta-feira (28), a prisão domiciliar ao deputado Paulo Maluf (PP-SP). O deputado foi internado em um hospital de Brasília na madrugada de hoje após passar mal no presídio da Papuda. Com 86 anos de idade, o deputado teve complicações em seu quadro de saúde e deve ficar internado por pelo menos três dias, de acordo com seu advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay (leia a íntegra da nota abaixo).
<< Paulo Maluf é internado em hospital particular em Brasília após passar mal na Papuda
Em sua decisão (leia a íntegra), Toffoli afirma que fato de Maluf ter sido levado para o hospital às pressas durante a noite corrobora o argumento da defesa de que a prisão domiciliar humanitária ao deputado é justificada. Toffoli determinou que o laudo médico a respeito das condições de saúde de Maluf , assinado pelo médico responsável por acompanhar a internação de Maluf, sejam juntados aos autos.
Durante a semana, a defesa do deputado requisitou mais um pedido para que Maluf, preso desde dezembro do ano passado, pudesse cumprir a pena de 7 anos e 9 meses em regime domiciliar. A defesa argumentou que Maluf corria o risco de ficar cego.
Na nota, Kakay afirmou que o deputado irá cumprir a prisão domiciliar em sua casa em São Paulo assim que tiver alta.
Leia a íntegra da nota da defesa:
Em fevereiro a Defesa do Dr Paulo Maluf entrou com HC contra decisão do Ministro Fachin que indeferiu o seguimento dos Embargos Infringentes opostos contra a decisão que, por maioria, havia condenado o Deputado. O Ministro Fachin determinou ainda o trânsito em julgado antecipado da decisão bem como a prisão do Dr Paulo. O Ministro Tofolli, relator do HC , deu a ele seguimento e pediu informações ao ministro Fachin. Ao mesmo tempo a defesa agravou da decisão do ministro Fachin que também deu seguimento ao Agravo.
No entendimento da Defesa ao dar seguimento ao Agravo o Ministro Fachin levantou o trânsito em julgado. Ou seja o Deputado Paulo Maluf não estava mais na condição de quem está cumprindo pena após o trânsito em julgado. Dois foram então os argumentos colocados pela Defesa ao Ministro Tofolli: não sendo mais um preso em cumprimento de pena definitiva o Dr Paulo Maluf passava a ter o direito subjetivo, por ter mais de 80 anos, de cumprir a pena em prisão domiciliar. E mais , a requereu-se a prisão domiciliar humanitária por razões já amplamente conhecidas. A situação de saúde do Dr Paulo é muito grave.No madrugada de hoje o Dr Paulo foi internado com agravamento da sua saúde.
O Ministro Dias Tofolli acaba de conceder liminar em despacho tecnico onde enfrenta as 2 teses da defesa. O Dr Paulo Maluf continua internado no hospital Home de onde só sairá apos ter autorização dos médicos. Após a autorização o Deputado Paulo Maluf será levado para sua residência em São Paulo onde cumprirá a prisão domiciliar determinada pelo Ministro Dias Tofolli. A defesa reitera que sempre acreditou no Poder Judiciário e esta decisão técnica e humanitária implementa a necessária Justiça ao caso concreto.
KAKAY
<< Defesa de Maluf faz novo apelo ao STF e alega que o parlamentar corre o "risco de ficar cego"
Defesa de Maluf faz novo apelo ao STF e alega que o parlamentar corre o "risco de ficar cego"
Início » Crise brasileira » Paulo Maluf é internado em hospital particular em Brasília após passar mal na PapudaPaulo Maluf é internado em hospital particular em Brasília após passar mal na Papuda
Tags
Temas
LEIA MAIS
EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL
Deputado pede prisão de Hytalo Santos após denúncia de Felca
LEVANTAMENTO DO SENADO
Governo corta 43% das emendas parlamentares previstas para 2025
Câmara dos Deputados