Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Brasil está "na normalidade do Real", diz Haddad em conferência do FMI

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Sustentabilidade

Em discurso ao FMI, Haddad

Ministro da Fazenda avalia que o dólar está em um preço "adequado", e que a evolução da inflação segue em um nível controlado.

Congresso em Foco

18/2/2025 | Atualizado às 15:05

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Durante a Conferência para Economias de Mercados Emergentes do Fundo Monetário Internacional, FMI, realizada na Arábia Saudita, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendeu as políticas econômicas adotadas em sua gestão e manifestou sua avaliação de que as finanças brasileiras operam "na normalidade do Real".

Haddad relembrou que, após assumir a pasta, o Brasil saiu de um cenário de inflação de dois dígitos para índices entre 4% e 5%. "O Brasil está relativamente dentro da normalidade do Real, implementado há 26 anos", disse. Ele também mencionou a recente valorização da moeda brasileira. "O dólar já voltou a níveis adequados, caindo em torno de 10% nos últimos 60 dias, o que deve fazer com que a inflação se estabilize", declarou.

Ministro Fernando Haddad expressou um balanço positivo dos últimos meses da sua gestão no encontro do FMI.

Ministro Fernando Haddad expressou um balanço positivo dos últimos meses da sua gestão no encontro do FMI.Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

A fala do ministro ocorre em um momento de recuperação do câmbio brasileiro após a alta do dólar no final de 2024, quando a moeda americana ultrapassou os R$ 6,00. Desde a posse do presidente Donald Trump, nos Estados Unidos, o Real entrou em um movimento de recuperação gradual de valor, alcançando os atuais R$ 5,69. No entanto, o cenário econômico ainda apresenta desafios, como o aumento do preço de alimentos básicos, incluindo a proteína animal e os ovos, abalando a popularidade tanto de sua pasta quanto do presidente Lula.

Sustentabilidade e governança global

Além dos desafios econômicos internos, Haddad reforçou a necessidade de avanços em pautas internacionais, como o desenvolvimento sustentável e a governança global. O Brasil regulamentou seu sistema de créditos de carbono em 2024 e pretende apresentar esse modelo na COP30 como um exemplo de política ambiental. O ministro ressaltou a importância da integração dos mercados de créditos de carbono para evitar barreiras comerciais que possam ser justificadas sob pretextos ambientais.

"Temos que repensar uma reglobalização sustentável, social e ambiental. Algo que ganhou força hoje em dia. Temos que encarar isso com muito, muito cuidado", afirmou Haddad, destacando a importância de um modelo econômico que atenda às demandas sociais e ambientais. Ele também mencionou que o FMI está passando por mudanças "para melhor", adotando políticas que reforçam a cooperação internacional e abordam temas sociais relevantes para os países membros.

A reorganização da governança global é uma demanda constante do governo Lula, que busca maior equilíbrio entre potências hegemônicas e países do sul global. Nesse sentido, Haddad destacou a necessidade de mecanismos financeiros que garantam um desenvolvimento mais equitativo entre as economias emergentes.

Por fim, o ministro reiterou que, na sua visão, as políticas adotadas pelo governo brasileiro estão garantindo crescimento econômico. "O ajuste fiscal que estamos fazendo não é recessivo, porque estamos garantindo uma taxa de crescimento de 3% a 4%, com uma inflação em declínio, mesmo tendo que aumentar a taxa de juros neste momento para convergir para as metas estabelecidas pelo Banco Central", concluiu.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar
[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "NOTICIAS_LEIA_MAIS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "articlekey": 106337, "context": "{\"articlekey\":106337}" }

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PRÊMIO CONGRESSO EM FOCO

Falta um dia para o "Oscar da política"; veja como acompanhar ao vivo

2

JUSTIÇA ELEITORAL

STF suspende julgamento sobre limite da inelegibilidade

3

MELHORES PARLAMENTARES

Prêmio Congresso em Foco: chegou o dia do Óscar da política

4

PESQUISA DE OPINIÃO

Quaest: aprovação ao governo Lula sobe e atinge maior nível em 2025

5

CPMI

Veja quem são os parlamentares que estarão na CPMI do INSS

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES