Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Governo
Congresso em Foco
6/3/2025 18:04
O presidente Lula encaminhou ao Congresso Nacional, nesta quinta-feira (6), quatro acordos internacionais firmados pelo país. O Brasil fechou parcerias com Jordânia, Bangladesh, Arábia Saudita e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV). Os textos tratam de cooperações nas áreas de defesa, assistência humanitária, agricultura e ciência e tecnologia e passam pelo crivo do Legislativo.
O acordo com a Jordânia, firmado em 2024, estabelece cooperação bilateral em defesa, e abrange transferência tecnológica, instrução e treinamento militar, apoio logístico, armamentos e equipamentos, pesquisa e desenvolvimento, operações de manutenção da paz da Organização das Nações Unidas (ONU). Além de gerenciamento de crises, intercâmbio de informações, serviços de saúde militar, legislação e história militar, topografia, questões ambientais relacionadas a instalações militares, com o objetivo de fortalecer os laços entre os dois países.
A Arábia Saudita fechou acordo com o Brasil no setor da defesa e engloba financiamento de sistemas, indústrias de defesa, legislação e outras áreas mutuamente acordadas, com o objetivo de fortalecer os laços entre os dois países no setor. Já o acordo com Bangladesh abrange mais áreas, com objetivo de estabelecer cooperação técnica em agricultura, pecuária, saúde, educação, qualificação profissional e gestão de recursos naturais, com destaque para manejo florestal sustentável e energias renováveis.
Assinado em 2023, o acordo do Brasil com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) atualiza o acordo vigente desde 1991. A revisão fortalece a parceria, assegura maior proteção no intercâmbio de informações e aprimora iniciativas de cooperação humanitária.
Diante da atual conjuntura, a atualização é vista como essencial para garantir uma resposta mais eficiente e segura às situações de vulnerabilidade. O novo acordo reforça o compromisso do Brasil com a assistência humanitária e permite que a Cruz Vermelha atue de forma independente, neutra e imparcial no país.
Tags
Temas
LEIA MAIS
CRIME ORGANIZADO
ENERGIA ELÉTRICA
Nova lei endurece pena para furto e receptação de cabos no país
Câmara dos Deputados
Veja quem foram os deputados que mais gastaram cota parlamentar no ano
OSCAR DA POLÍTICA
Votação do Prêmio Congresso em Foco termina nesta quarta; participe