Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Radar do Congresso é destacado por antropólogo na Folha de S.Paulo

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

BANCADA EVANGÉLICA

Radar do Congresso é destacado por antropólogo na Folha de S.Paulo

Professor da UFRJ utiliza ferramenta do Congresso em Foco para refutar rótulo de que novo presidente da Frente Parlamentar Evangélica é bolsonarista.

Congresso em Foco

7/3/2025 | Atualizado às 12:25

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O professor de Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Rodrigo Toniol contestou em artigo na Folha de S.Paulo, nesta sexta-feira (7), a descrição do deputado Gilberto Nascimento (PSD-SP), novo presidente da Frente Parlamentar Evangélica (FPE), como bolsonarista. Toniol recorreu ao Radar do Congresso, ferramenta de monitoramento legislativo do Congresso em Foco, para comparar o grau de alinhamento do deputado paulista com o governo ao de seu principal oponente, Otoni de Paula (MDB-RJ), considerado aliado do presidente Lula. Os dois parlamentares refutram o rótulo de bolsonarista e governista ao longo de suas campanhas.

O antropólogo destacou que os índices de governismo dos dois deputados são próximos. Desenvolvido pelo Radar do Congresso, o indicador é baseado no cruzamento entre o voto do parlamentar e a orientação do líder do governo em cada votação nominal em plenário.

"Os índices de governismo dos deputados que disputaram a presidência da FPE são próximos. O novo presidente, Gilberto Nascimento (PSD-SP), acompanhou a orientação do líder do governo Lula na Câmara em 63% de suas votações, segundo dados do Radar do Congresso. Já seu adversário na disputa pela presidência da FPE, Otoni de Paula (MDB-RJ), descrito como aliado do presidente Lula, acompanhou o governo em 65% de seus votos", ponderou o antropólogo. 

Os índices de governismo deles foi destacado em reportagem do Congresso em Foco no último dia 24.

Gilberto Nascimento refutou rótulo de bolsonarista ao longo de sua campanha

Gilberto Nascimento refutou rótulo de bolsonarista ao longo de sua campanhaMario Agra / Câmara dos Deputados

Simplificação

Membro da Academia Brasileira de Ciência, Toniol critica a "simplificação equivocada" utilizada por parte da imprensa, segundo ele, na cobertura da bancada evangélica, retratada como se fosse um bloco monolítico e anti-governo. A realidade, ressalta, é mais complexa.

Para ele, é preciso observar que Gilberto, apesar de ter sido aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, possui extensa experiência política, com quatro mandatos como deputado federal, dois como estadual e três como vereador. O professor ressalta que o seu índice de governismo é próximo ao do deputado Glauber Braga (RJ), do Psol, partido que integra a base governista. 

Experiência política

Na visão de Toniol, a eleição de Gilberto Nascimento representa uma aposta na experiência política e na capacidade de negociação, não necessariamente um alinhamento ideológico com o bolsonarismo.

"As notícias sobre sua eleição para a presidência da FPE enfatizaram sua relação com Bolsonaro. Isso pode ter deixado para trás um dos principais fatos que cercaram a disputa pelo cargo e seu resultado", considerou. "Os deputados e senadores da Frente Parlamentar Evangélica elegeram um político tradicional, experiente e que, na maior parte das votações, não tem se colocado como antagonista do presidente Lula. Foi um voto no decano da FPE, uma aposta em quem sabe fazer política", acrescentou.

Ainda no artigo, o antropólogo defende uma interpretação mais sofisticada a respeito da "bancada da bíblia", que é uma das mais numerosas do Congresso. "Enquanto as interpretações sobre a presença e atuação de evangélicos na política seguirem refletindo a fantasia do 'evangelistão', os fantasmas de quem tem medo dos evangélicos terão mais espaço do que as análises das nuances da atuação política desse grupo", concluiu.

  • Acesse o Radar do Congresso e monitore a atuação de cada parlamentar
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

evangélicos Frente Parlamentar Evangélica bancada evangélica Otoni de Paula Radar do Congresso Gilberto nascimento

Temas

Democracia

LEIA MAIS

ENTREVISTA EXCLUSIVA

Socióloga que investigou 2013 vê possibilidade de direita voltar à rua

RELIGIÃO

Censo 2022: 1 em 4 brasileiros é evangélico; católicos caem para 56,7%

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Câmara dos Deputados

Erika Hilton convoca manifestação pelo fim da escala 6X1

2

Senado

Mecias de Jesus propõe acordo individual para trabalho aos domingos

3

Eleições partidárias

PT elege novo presidente do partido neste domingo

4

PEDRO CAMPOS

PSB quer Alckmin vice de novo e reforma sem vilanizar servidor

5

Pauta do Senado

Senado tem na pauta autorização do funcionamento de bingos e cassinos

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES