Notícias

Tarifas de Trump sobre o aço são injustificáveis, diz Itamaraty

Em nota conjunta, Itamaraty e MDIC repudiam tarifa americana sobre a indústria siderúrgica brasileira.

12/3/2025
Publicidade
Expandir publicidade

O governo brasileiro lamentou a imposição de tarifas de 25% pelos Estados Unidos sobre as importações de aço e alumínio, em vigor desde esta terça-feira (12). Em nota conjunta, o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio classificaram a medida como "injustificável e equivocada" e destacaram que a decisão terá um impacto significativo nas exportações do setor, que somaram US$ 3,2 bilhões em 2024.

Ministério das Relações Exteriores considera acionar a Organização Mundial do Comércio para discutir as tarifas.Charles Sholl/Brazil Photo Press/Folhapress

"O governo brasileiro considera injustificável e equivocada a imposição de barreiras unilaterais que afetam o comércio entre o Brasil e os Estados Unidos, principalmente pelo histórico de cooperação e integração econômica entre os dois países", afirmam as pastas em nota.

Diante da medida, o Brasil buscará "em coordenação com o setor privado, defender os interesses dos produtores nacionais junto ao governo dos Estados Unidos", acrescenta o comunicado. Segundo o Itamaraty, estão previstas reuniões nas próximas semanas para discutir alternativas e avaliar eventuais ações no campo do comércio exterior, inclusive junto à Organização Mundial do Comércio (OMC).

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos