Notícias

Democracia ainda enfrenta ameaças, diz Lula sobre ditadura militar

Em nota alusiva aos 61 da ditadura militar, presidente afirma que a democracia brasileira permanece sob risco.

31/3/2025
Publicidade
Expandir publicidade

Em nota de lembrança sobre a ditadura militar, o presidente Lula afirmou nesta segunda-feira (31) em suas redes sociais que a democracia ainda enfrenta ameaças no País. O chefe de governo ressaltou que, apesar da democracia ter retornado em 1985, ainda lida com "ameaças autoritárias que, infelizmente, ainda insistem em sobreviver".

"Nosso povo, com muita luta, superou os períodos sombrios de sua história", disse Lula.Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

A manifestação foi publicada no aniversário de 61 anos do golpe militar de 1964. "Hoje é dia de lembrarmos da importância da democracia, dos direitos humanos e da soberania do povo para escolher nas urnas seus líderes e traçar o seu futuro", escreveu. "E de seguirmos fortes e unidos em sua defesa", acrescentou.

Segundo o presidente, "não existe, fora da democracia, caminhos para que o Brasil seja um país mais justo e menos desigual". Ele citou o processo de redemocratização iniciado em 1985 e destacou o papel da Constituição de 1988 no fortalecimento do regime democrático. "Esta é uma trajetória que, tenho certeza, continuaremos seguindo. Sem nunca retroceder", concluiu.

Foi durante a ditadura militar que o presidente Lula se consolidou como liderança sindical. Chegou a ser preso pelo regime em abril de 1980, enquanto liderava uma greve de metalúrgicos no ABC paulista.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos