Notícias

Moraes, Dino, Fachin e Barroso: STF tem 4 votos pela prisão de Collor

Suprema Corte fica a dois votos de formar maioria para manter ex-presidente na cadeia. Julgamento virtual foi suspenso por pedido do ministro Gilmar Mendes.

25/4/2025
Publicidade
Expandir publicidade

O Supremo Tribunal Federal (STF) tem um placar de quatro votos a zero para manter o ex-presidente Fernando Collor na cadeia. A Corte começou nesta quarta-feira (25) a julgar no plenário virtual a decisão do relator Alexandre de Moraes que determinou a prisão de Collor, mas deve realizar a votação presencialmente após pedido de destaque do ministro Gilmar Mendes.

Da esquerda para a direita: os ministros do STF Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes e Edson Fachin.Pedro Ladeira/Folhapress

Além do próprio Alexandre de Moraes, outros três ministros se manifestaram a favor da decisão. Flávio Dino acompanhou o relator logo na abertura da sessão virtual. Depois, com o julgamento já interrompido pelo pedido de Gilmar, os ministros Edson Fachin e Luís Roberto Barroso (presidente da Corte) decidiram antecipar seus votos, acompanhando a decisão de Moraes.

Placar do plenário virtual do STF no final da manhã desta sexta-feira (25).Reprodução/STF

O placar coloca a Suprema Corte a dois votos de distância de formar a maioria de seis ministros para confirmar a decisão que prendeu Fernando Collor. São 11 magistrados na Corte. Restam os votos de Gilmar Mendes, Cármen Lúcia, Cristiano Zanin, Nunes Marques, André Mendonça, Luiz Fux e Dias Toffoli.

O julgamento presencial para a votação ainda não tem data marcada. Até lá, Fernando Collor deve seguir preso.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos