Notícias

Lindbergh depõe na segunda-feira em inquérito sobre Eduardo Bolsonaro

Líder do PT será ouvido pela PF após denunciar Eduardo por ameaças ao STF e à soberania nacional.

30/5/2025
Publicidade
Expandir publicidade

O líder do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), prestará depoimento à Polícia Federal na segunda-feira (2), às 15h, no âmbito do inquérito que investiga o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por obstrução de justiça. A apuração foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), após representação do petista à Procuradoria-Geral da República (PGR).

A investigação tem como base as viagens de Eduardo aos Estados Unidos desde março, nas quais articula com parlamentares republicanos e integrantes do governo norte-americano sanções contra o ministro Alexandre de Moraes. Segundo o Lindbergh, o objetivo seria "tentar livrar seu pai [Jair Bolsonaro] da prisão por tentativa de golpe".

Inquérito foi aberto após denúncia sobre articulações de Eduardo nos EUA contra Moraes.Marina Ramos / Câmara dos Deputados

Na denúncia acolhida pela PGR, Eduardo é acusado de praticar crimes de coação no curso do processo, obstrução à Justiça e abolição do Estado Democrático de Direito. A decisão que autorizou o inquérito foi assinada pelo ministro Alexandre de Moraes, que também determinou a oitiva de Jair Bolsonaro, sob o argumento de que ele teria financiado a permanência do filho nos EUA.

Lindbergh informou que apresentará um "extenso rol de documentos, vídeos e textos" à PF, com registros de publicações de Eduardo em redes sociais. Ele afirma que tais manifestações seriam "frontalmente contrárias aos interesses nacionais, ao STF e ao ministro Alexandre de Moraes".

O parlamentar petista também representou contra Eduardo Bolsonaro no Conselho de Ética da Câmara, também sob alegação de tentativa de coação à atuação do Judiciário e de violação da soberania nacional.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos