Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Vídeo
Congresso em Foco
1/6/2025 | Atualizado às 11:44
O presidente Lula divulgou nas redes sociais no sábado (31) vídeo da ligação que fez com o ator Wagner Moura, premiado na última semana com o prêmio de melhor ator no Festival de Cannes pela atuação em "O Agente Secreto". O chefe do Executivo reafirmou que o ator é "um orgulho para a cultura do Brasil".
Assista ao vídeo:
Hoje foi dia de ligar para o grande Wagner Moura, junto com minha querida Janja, e parabenizá-lo pelo prêmio em Cannes.
— Lula (@LulaOficial) June 1, 2025
Wagner é um orgulho para a cultura do Brasil. E já está convidado para a sessão de O Agente Secreto no Alvorada, em agosto. Viva o cinema brasileiro! pic.twitter.com/tERCzz6yvO
O ator relembrou na ligação das sessões de cinema que o presidente realizava no Palácio da Alvorada ainda no primeiro mandato. A primeira-dama Janja confirmou que a sessão de "O Agente Secreto" está marcada para agosto e convidou o ator para comparecer.
No último ano, o Palácio da Alvorada realizou sessão do longa vencedor do Oscar "Ainda Estou Aqui". Dirigido por Walter Salles, o filme trata do desaparecimento do ex-deputado Rubens Paiva durante a ditadura militar e o enfrentamento da esposa Eunice Paiva e dos filhos diante da perda.
"A gente tem que criar núcleos de cultura em cada município para transformar uma coisa muito forte. Passar a criar instrumentos para a sociedade fiscalizar a execução dos recursos. Assim, a gente vai conseguir colocar a cultura como uma coisa perene nesse país. Ela ensina as pessoas, ela torna as pessoas mais cultas, mais politizadas e gera milhões de empregos", disse Lula.
Premiação
No sábado (24), foram anunciados os vencedores do Festival de Cannes 2025. O longa "O Agente Secreto", do diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho, foi agraciado com dois prêmios: melhor direção e melhor ator. A produção também foi laureada com duas premiações paralelas do festival: o Prêmio da Crítica Internacional (Fipresci) e o Art et Essai, concedido pelos exibidores independentes da França.
Com o reconhecimento, foi a segunda vez que o Brasil recebeu o prêmio de melhor direção, marca alcançada antes por Glauber Rocha em "O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro". Já Wagner Moura foi o primeiro ator brasileiro homem a ser reconhecido no prêmio. Fernanda Torres venceu a premiação de melhor atriz em 1986 pela atuação em "Eu Sei que Vou Te Amar", e Sandra Corveloni foi premiada em 2008 por "Linha de Passe".
A trama de "O Agente Secreto" se passa em Recife, em 1977, e narra a trajetória de Marcelo (Wagner Moura), um professor e especialista em tecnologia que retorna à sua cidade natal após anos de exílio em busca de reencontro com o filho e de paz pessoal. Assim como em "Ainda Estou Aqui", o cenário é o auge da ditadura militar, onde o Estado se vale de métodos de vigilância e repressão contra qualquer opositor.
Temas
LEIA MAIS
SEGURANÇA PÚBLICA
Crise no Rio reforça necessidade da PEC da Segurança, diz relator
TRANSPORTE AÉREO
Câmara aprova proibição da cobrança por malas de até 23 kg em voos
Relações exteriores
Senado dos EUA aprova projeto que derruba tarifa contra o Brasil