Notícias

Deputada propõe uso de gasto militar do Brics para ações climáticas

Célia Xakriabá sugere redirecionamento de parte dos orçamentos de defesa para políticas ambientais e de gênero nos países do bloco.

3/6/2025
Publicidade
Expandir publicidade

A deputada Célia Xakriabá (PSOL-MG), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher na Câmara, propôes a criação de um fundo climático financiado com parte dos orçamentos militares dos países do Brics. A sugestão foi feita durante reunião sobre a participação feminina no combate à crise ambiental, que abriu a programação do 11º Fórum Parlamentar do bloco.

A parlamentar propôs que 5% dos recursos hoje destinados à área de defesa em cada país sejam usados para financiar políticas ambientais e de justiça de gênero. A ideia foi formalizada em um documento encaminhado ao presidente Lula e à presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, Dilma Rousseff. "Essa proposta é um chamado à vida. Enquanto bilhões são investidos em armamentos, a crise climática já provoca desastres, migrações forçadas e fome", afirmou.

Proposta foi apresentada durante o Fórum Parlamentar do BRICS, realizado em Brasília.Zeca Ribeiro/ Agência Câmara

Durante o encontro, Célia alertou que mulheres, especialmente indígenas, negras e periféricas, são as mais afetadas pelos efeitos do aquecimento global. Citou estimativas da Organização das Nações Unidas segundo as quais mais de 150 milhões de mulheres podem cair na pobreza até 2050 devido ao agravamento da crise ambiental.

"Não se pode falar em transição ecológica justa sem pensar nas meninas indígenas, nas mulheres das periferias e nas comunidades tradicionais", disse a parlamentar.

O Fórum Parlamentar do Brics ocorre até quinta-feira (5) no Senado e reúne 150 deputados e senadores de mais de 15 países membros e parceiros do bloco. A programação inclui debates sobre saúde global, inteligência artificial, governança internacional e meio ambiente. Ao fim do evento, os participantes devem aprovar uma carta conjunta a ser enviada à cúpula de líderes do bloco, marcada para julho no Rio de Janeiro.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos