Notícias

Bolsonaro é intimado pela PF para falar em inquérito contra Zambelli

Ex-presidente foi chamado a depor por suposto envolvimento na fuga da deputada.

5/6/2025
Publicidade
Expandir publicidade

A Polícia Federal intimou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nesta quarta-feira (5) para depor no inquérito que apura a fuga da deputada Carla Zambelli (PL-SP). A parlamentar, condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), está na lista vermelha de procurados pela Interpol graças à sua fuga para a Itália.

Zambelli está na lista vermelha da Interpol desde a manhã desta quinta (5).Marcelo Camargo/Agência Brasil

A intimação ocorre no mesmo dia em que Bolsonaro já prestaria depoimento em outra investigação. Ele é alvo de um inquérito que apura a atuação do filho Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nos Estados Unidos para tentar aprovar sanções contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Agora, deverá responder também sobre possível envolvimento na saída irregular da aliada.

Zambelli foi condenada a dez anos de prisão por invadir o sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) junto ao hacker Walter Delgatti para tentar inserir documentos falsos. Após a condenação, atravessou a fronteira com a Argentina e viajou aos EUA. Hoje, afirma estar na Itália.

Além da inclusão da deputada na lista da Interpol, Moraes também determinou sua prisão preventiva e o bloqueio de contas bancárias, salário e passaporte. Zambelli alega que a ordem é "ilegal, inconstitucional e autoritária".

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos