Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
DECORO PARLAMENTAR
Congresso em Foco
17/7/2025 | Atualizado às 16:08
Em meio à votação do projeto de lei do novo código de licenciamento ambiental na madrugada de quinta-feira (17), entraram em bate-boca os deputados Kim Kataguiri (União-SP) e Célia Xakriabá (PSOL-MG). A tensão cresceu após trocas de acusações e terminou com a entrada da Polícia Legislativa para evitar um confronto físico.
Durante fala no plenário, Xakriabá chamou Kataguiri de "deputado estrangeiro". O parlamentar reagiu com ironia ao cocar da colega: "Estrangeiro é aquele ali próximo de onde estão os meus ancestrais: o pavão, que é um animal lá da Ásia (...). Mas tem gente que parece que gosta de fazer cosplay". A deputada, visivelmente abalada, chamou a declaração de "racismo televisionado".
Confira o momento da briga:
Mais tarde, ela escreveu: "Fui atacada de forma racista por parlamentares que zombaram do meu cocar, tentando me deslegitimar enquanto parlamentar e mulher indígena". Disse ainda que não aceitará a agressão "calada" e que seguirá na luta por "vida, território, planeta e dignidade".
Adotando a defesa dos direitos dos povos indígenas como pauta prioritária, Célia Xakriabá é conhecida na Câmara por circular com o uso do cocar.
Kataguiri, por sua vez, afirmou nas redes: "Ela perdeu o controle, avançou contra mim e foi contida por colegas da esquerda e pela Polícia Legislativa". Ele criticou o uso do termo "estrangeiro" e afirmou que continuará "firme, sem recuar".
Temas
LEIA MAIS
RELAÇÕES EXTERIORES
Senado enviará parlamentares aos EUA para negociar tarifas de Trump
Câmara dos Deputados
Isenção do IR: deputados do PL tentaram tirar imposto para renda alta
JUDICIÁRIO
Câmara dos Deputados
Isenção do IR: deputados do PL tentaram tirar imposto para renda alta