Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
DECORO PARLAMENTAR
Congresso em Foco
17/7/2025 | Atualizado às 16:08
Em meio à votação do projeto de lei do novo código de licenciamento ambiental na madrugada de quinta-feira (17), entraram em bate-boca os deputados Kim Kataguiri (União-SP) e Célia Xakriabá (PSOL-MG). A tensão cresceu após trocas de acusações e terminou com a entrada da Polícia Legislativa para evitar um confronto físico.
Durante fala no plenário, Xakriabá chamou Kataguiri de "deputado estrangeiro". O parlamentar reagiu com ironia ao cocar da colega: "Estrangeiro é aquele ali próximo de onde estão os meus ancestrais: o pavão, que é um animal lá da Ásia (...). Mas tem gente que parece que gosta de fazer cosplay". A deputada, visivelmente abalada, chamou a declaração de "racismo televisionado".
Confira o momento da briga:
Mais tarde, ela escreveu: "Fui atacada de forma racista por parlamentares que zombaram do meu cocar, tentando me deslegitimar enquanto parlamentar e mulher indígena". Disse ainda que não aceitará a agressão "calada" e que seguirá na luta por "vida, território, planeta e dignidade".
Adotando a defesa dos direitos dos povos indígenas como pauta prioritária, Célia Xakriabá é conhecida na Câmara por circular com o uso do cocar.
Kataguiri, por sua vez, afirmou nas redes: "Ela perdeu o controle, avançou contra mim e foi contida por colegas da esquerda e pela Polícia Legislativa". Ele criticou o uso do termo "estrangeiro" e afirmou que continuará "firme, sem recuar".
Temas
LEIA MAIS
AGRICULTURA FAMILIAR
Câmara reduz exigência para seguro de agricultores familiares
CÂMARA DOS DEPUTADOS
CPMI do INSS terá 5 deputados do PL; Nikolas não vai participar
SEGURANÇA PÚBLICA
Crise no Rio reforça necessidade da PEC da Segurança, diz relator
TRANSPORTE AÉREO
Câmara aprova proibição da cobrança por malas de até 23 kg em voos
Relações exteriores
Senado dos EUA aprova projeto que derruba tarifa contra o Brasil