Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Representação
Congresso em Foco
18/7/2025 7:54
A deputada federal Célia Xakriabá (Psol-MG) apresentou representações junto ao Ministério Público Federal (MPF) e ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados contra o deputado Kim Kataguiri (União-SP). A iniciativa foi motivada por declarações feitas durante a sessão plenária da madrugada de quinta-feira (17), na qual ambos os parlamentares protagonizaram um episódio de tensão durante a votação do projeto de lei que trata do novo código de licenciamento ambiental.
Segundo Célia Xakriabá, a conduta de Kim Kataguiri configura práticas de racismo e violência política de gênero. A parlamentar afirma que as declarações proferidas por Kataguiri durante o debate plenário, especificamente a ironia em relação ao cocar indígena que usava, extrapolam o campo da crítica política e constituem ataques à sua identidade e origem étnica.
O episódio ocorreu após Xakriabá se referir a Kataguiri como "deputado estrangeiro", ao que ele respondeu com ironia: "Estrangeiro é aquele ali próximo de onde estão os meus ancestrais: o pavão, que é um animal lá da Ásia (...). Mas tem gente que parece que gosta de fazer cosplay". A deputada reagiu classificando a fala como "racismo televisionado". O clima no plenário se intensificou e houve necessidade de intervenção da Polícia Legislativa para evitar conflito físico.
Na manifestação pública que acompanhou as representações, Xakriabá afirmou que os ataques não devem ser tratados como casos isolados. Para ela, "a tentativa de silenciar uma mulher indígena por meio do racismo e da misoginia" é expressão de uma estrutura de exclusão de corpos dissidentes dos espaços de poder.
LEIA MAIS
DECORO PARLAMENTAR
Deputados batem boca em Plenário, e polícia legislativa intervém
Câmara dos Deputados
Vídeo: Janones diz que deputados do PL o apalparam nas partes íntimas
JUDICIÁRIO
Câmara dos Deputados
Isenção do IR: deputados do PL tentaram tirar imposto para renda alta