Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
FOGO AMIGO
Congresso em Foco
23/7/2025 17:50
O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) respondeu nesta terça-feira (23) às críticas feitas pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema, durante entrevista ao Estadão, na qual afirmou que a atuação do parlamentar junto ao ex-presidente Donald Trump "acabou causando um problema para a direita" brasileira.
Zema havia criticado a articulação do deputado com Trump, que resultou em tarifas de 50% sobre produtos brasileiros. Segundo o governador, a medida foi uma retaliação exagerada que prejudicou empresas brasileiras e americanas. Ele afirmou que o papel de Eduardo na crise diplomática "não foi o mais correto" e que isso acabou trazendo desgastes à imagem da direita no país.
Em publicação nas redes sociais, Eduardo ironizou a declaração, buscando justificar sua articulação nos Estados Unidos e colocando Zema como conivente com a atuação do ministro Alexandre de Moraes, a quem o deputado busca articular sanções. "Deve ter sido eu quem mandou prender velhinhas de 70 anos pelo resto da vida na prisão. Deve ter sido eu quem mandou prender parlamentar por uma década, por um mero vídeo na internet", escreveu.
Eduardo acusou Zema de agir movido a interesses econômicos. "Enquanto são pessoas simples e comuns as vítimas da tirania, não há problema, mas mexeu na sua turminha da elite financeira, daí temos o apocalipse para resolver", afirmou.
Veja a íntegra da fala de Eduardo:
Deve ter sido eu quem mandou prender velhinhas de 70 anos pelo resto da vida na prisão.
— Eduardo Bolsonaro???? (@BolsonaroSP) July 23, 2025
Deve ter sido eu quem mandou prender parlamentar por uma década, por um mero vídeo na internet.
Deve ter sido eu que desrespeitei todas as mais básicas liberdades individuais.
Deve ter sido. pic.twitter.com/LOjxNJ6NzX
Fogo reiterado
Esta é a segunda vez no mês em que Eduardo confronta algum governador de seu próprio grupo político. Na última semana, foi a vez do representante de São Paulo, Tarcísio de Freitas, ter sido atacado por Eduardo ao criticar as tarifas e defender o papel institucional do Governo Federal nas negociações com os Estados Unidos. E assim como no episódio anterior, Eduardo acusou o aliado de agir movido à vontade de agentes econômicos.
No caso de Tarcísio, Bolsonaro colocou panos quentes em meio ao atrito, elogiando Tarcísio pelo protagonismo na busca do alívio às sanções.
Tal como Tarcísio, Zema é um dos possíveis candidatos à sucessão eleitoral de Bolsonaro. Seu partido, o Novo, pretende lançá-lo como pré-candidato à presidência da república em agosto.
LEIA MAIS
EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL
Deputado pede prisão de Hytalo Santos após denúncia de Felca
Tributação Financeira
Haddad debate nova tributação de fundos e ativos virtuais no Senado
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Em conversa com Lula, Xi Jinping declara apoio à soberania brasileira