Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
PRÊMIO CONGRESSO EM FOCO
Congresso em Foco
22/8/2025 | Atualizado às 17:07
Em entrevista concedida durante a cerimônia do Prêmio Congresso em Foco 2025, na quarta-feira (20), a senadora Eliziane Gama (PSD-MA) destacou a defesa da democracia como pauta que, ao seu ver, deve ser a prioridade na atuação do Congresso Nacional nesta legislatura. Ela também apontou a preservação da harmonia e independência entre os poderes como ponto fundamental para o fortalecimento do regime democrático.
"Todo instrumento legal que nós tivemos para barrar o avanço do ataque ao Estado brasileiro, o avanço do ataque às instituições, essas leis acabaram sendo importante nesse cenário político que a gente está vivendo no Brasil", disse a parlamentar.
Confira a entrevista:
Eliziane Gama também ressaltou a importância da valorização do parlamento como garantidor da democracia. "As grandes ditaduras do mundo afora se fortaleceram porque elas reduziram o poder de um outro poder", apontou.
A senadora destacou o papel da imprensa livre como instrumento de aperfeiçoamento do Legislativo. "A imprensa pauta o dia a dia. O próprio Congresso Nacional às vezes acaba seguindo o que tem uma relevância maior. (...) O jornalismo brasileiro, a comunicação como um todo, é um dos elementos vitais para a democracia brasileira", declarou.
Mais tarde, na mesma noite, a senadora foi vencedora do Prêmio Congresso em Foco na categoria Clima e Sustentabilidade, escolhida pelo júri técnico junto aos deputados Danilo Forte (União-CE) e Célia Xakriabá (Psol-MG).
Temas
LEIA MAIS
Prêmio Congresso em Foco 2025
Prêmio Congresso em Foco: 34% dos prêmios foram para mulheres
Prêmio Congresso em Foco 2025
Parlamentares de todas as regiões foram premiados no Congresso em Foco
Prêmio Congresso em Foco 2025
Prêmio Congresso em Foco 2025 contemplou todas as vertentes políticas
RELAÇÕES COMERCIAIS
Trump retira tarifa de 40% sobre café, carne e mais produtos do Brasil
Audiência pública
Reforma administrativa no serviço público vai à debate na Câmara
Relações Brasil-EUA
Eduardo sobre recuo tarifário dos EUA: "Brasil não teve mérito"