Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Setor elétrico
Congresso em Foco
28/8/2025 13:50
Na quarta-feira (27), o Congresso instalou a comissão mista de análise da medida provisória (1304/2025) que limita o repasse de custos do setor de energia elétrica à conta de luz. O colegiado, presidido pelo deputado Fernando Coelho Filho (União-PE) e relatado pelo senador Eduardo Braga (MDB-AM), pode deliberar até novembro, quando a proposta perde a validade.
Em resposta à Lei das Offshores (15097/2025), a premissa da medida é evitar que a contratação obrigatória de usinas termelétricas aumente o valor pago pelo consumidor. Para isso, estão previstas também a substituição de termelétricas inflexíveis por usinas hidrelétricas menores e o estabelecimento de novas condições para o manejo de gás natural pertencente à União.
"Estamos falando de um setor que mexe de cabo a rabo com o povo brasileiro e com a vida econômica do Brasil. Nós teremos um amplo debate e um grande desafio pela frente diante da complexidade do modelo elétrico e energético do país", afirmou Braga. O parlamentar preside outra comissão mista relacionada ao setor elétrico, que analisa a medida provisória 1300/2025.
Coelho Filho destacou o trabalho a ser feito na medida 1304/2025: "Tendo em vista que vai até o início do mês de novembro, faremos as alterações, adequações e aperfeiçoamentos do jeito que nosso setor elétrico brasileiro merece e tanto está precisando".
LEIA MAIS
Segurança Pública
Projeto que destina recursos a guardas municipais avança na Câmara
IMUNIDADE PARLAMENTAR
Sem acordo, Câmara adia votação de PEC que blinda parlamentares
TENTATIVA DE GOLPE
Oposição articula projeto para tirar Bolsonaro do regime fechado
Câmara dos Deputados
Motta indica relatores dos projetos do devedor contumaz e combustíveis