Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Setor elétrico
Congresso em Foco
28/8/2025 13:50
Na quarta-feira (27), o Congresso instalou a comissão mista de análise da medida provisória (1304/2025) que limita o repasse de custos do setor de energia elétrica à conta de luz. O colegiado, presidido pelo deputado Fernando Coelho Filho (União-PE) e relatado pelo senador Eduardo Braga (MDB-AM), pode deliberar até novembro, quando a proposta perde a validade.
Em resposta à Lei das Offshores (15097/2025), a premissa da medida é evitar que a contratação obrigatória de usinas termelétricas aumente o valor pago pelo consumidor. Para isso, estão previstas também a substituição de termelétricas inflexíveis por usinas hidrelétricas menores e o estabelecimento de novas condições para o manejo de gás natural pertencente à União.
"Estamos falando de um setor que mexe de cabo a rabo com o povo brasileiro e com a vida econômica do Brasil. Nós teremos um amplo debate e um grande desafio pela frente diante da complexidade do modelo elétrico e energético do país", afirmou Braga. O parlamentar preside outra comissão mista relacionada ao setor elétrico, que analisa a medida provisória 1300/2025.
Coelho Filho destacou o trabalho a ser feito na medida 1304/2025: "Tendo em vista que vai até o início do mês de novembro, faremos as alterações, adequações e aperfeiçoamentos do jeito que nosso setor elétrico brasileiro merece e tanto está precisando".
LEIA MAIS
Segurança Pública
Projeto que destina recursos a guardas municipais avança na Câmara
IMUNIDADE PARLAMENTAR
Sem acordo, Câmara adia votação de PEC que blinda parlamentares
Reforma tributária
Braga e Haddad definem cronograma da 2ª etapa da reforma tributária
Proteção Digital
Senado aprova projeto contra a adultização digital de crianças
ELEIÇÕES NO HORIZONTE
Após cobrança de Lula, União Brasil antecipa entrega de ministérios