Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Segurança Pública
Congresso em Foco
28/8/2025 12:17
Com parecer favorável do deputado Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP), a Comissão de Segurança Pública da Câmara aprovou proposta que altera o Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), previsto na Lei 13756/2018, para destinar recursos a municípios que possuem guarda municipal. O projeto de lei 1478/2025 foi apresentado pelo deputado Lindbergh Farias (PT-RJ).
As verbas do Fundo são utilizadas para aquisição de equipamentos, treinamento de agentes e construção de delegacias de instituições de segurança pública da União, dos estados e Distrito Federal. Além da Lei Orçamentaria, o FNSP possui outras fontes de receita, como a exploração de loterias, a venda de bens móveis e imóveis apreendidos e o pagamento de fianças.
O projeto prevê que os municípios recebam recursos originários dos tributos de loteria, se cumprirem os requisitos estabelecidos na medida, como a existência de um fundo próprio de segurança pública e de um plano de segurança e aplicação dos recursos. Segundo Bilynskyj, "a proposta promove isonomia federativa, fortalece a prevenção à criminalidade e aumenta a eficiência e a celeridade na aplicação dos recursos".
Na Câmara, em caráter conclusivo, a proposta ainda será analisada nas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Pelo regime de tramitação, o consenso entre os colegiados substitui votação em Plenário.
Temas
LEIA MAIS
IMUNIDADE PARLAMENTAR
Sem acordo, Câmara adia votação de PEC que blinda parlamentares
ELEIÇÕES NO HORIZONTE
Após cobrança de Lula, União Brasil antecipa entrega de ministérios
Reforma tributária
Braga e Haddad definem cronograma da 2ª etapa da reforma tributária
Proteção Digital
Senado aprova projeto contra a adultização digital de crianças
ELEIÇÕES NO HORIZONTE
Após cobrança de Lula, União Brasil antecipa entrega de ministérios