Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Câmara dos Deputados
Congresso em Foco
2/9/2025 20:28
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (2) o projeto de lei 1482/2019, de autoria do deputado Juninho do Pneu (DEM-RJ). O texto propõe a tipificação do crime de furto de derivados de petróleo e seus subprodutos em dutos, refinarias e instalações de transporte e armazenamento.
A proposta altera o artigo 155 do Código Penal Brasileiro para estabelecer penas mais severas a quem praticar o delito. Segundo o projeto, quem subtrair combustíveis de estabelecimentos de produção, dutos ou instalações de movimentação estará sujeito a reclusão de 3 a 15 anos e multa. A punição é mais dura que a prevista para o furto comum, cuja pena varia entre 1 e 4 anos.
O projeto também prevê aumento de pena em duas situações: um terço, se o crime for cometido mediante destruição de obstáculos, abuso de confiança, concurso de pessoas ou participação de funcionário público; e dois terços, se houver lesão corporal grave ou homicídio.
Na justificativa, o deputado afirma que "o furto de gasolina é um crime comum que deve ter uma importância e um olhar mais específico do governo federal", destacando a necessidade de um plano de combate. Ele ressalta ainda que o roubo de combustíveis é uma das fontes de recursos para o crime organizado, e que prejuízo provocado por esses atos é estimado em mais de R$ 600 milhões.
Com a aprovação, o projeto de lei vai agora ao Senado Federal.
LEIA MAIS
TRABALHO POR APLICATIVO
Presidente do TST defende regras equilibradas para trabalho via app
Capacitação Penitenciária
Câmara aprova projeto que amplia capacitação no sistema penitenciário
Aprimoramento tributário
Relação entre administração e contribuinte pode ser aprimorada