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Transporte Aéreo

Ministério estuda melhorias para transporte aéreo na região Norte

Ministério de Portos e Aeroportos propõe cabotagem aérea para aumentar concorrência e reduzir preços de passagens.

Congresso em Foco

5/9/2025 17:35

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O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) apresentou a cabotagem aérea como possível solução para ampliar a concorrência no setor e reduzir custos das passagens aéreas. A cabotagem aérea permite que companhias estrangeiras operem trechos domésticos no Brasil em conexão com voos internacionais e foi especialmente considerada para a Amazônia Legal, região que enfrenta desafios de conectividade entre as cidades.

Em reunião com parlamentares do Norte, o ministro Silvio Costa Filho discutiu a proposta como meio de aumentar a oferta de voos para os estados da região. Costa Filho ressaltou que, diferente de outros países que investiram significativamente em suas companhias aéreas durante a pandemia, o Brasil não forneceu recursos diretos ao setor. Para mitigar os desafios atuais, o governo anunciou a criação de uma linha de crédito, através do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac), destinada à compra de aeronaves e motores, beneficiando também a aviação regional.

"Na pandemia, outros países colocaram bilhões para salvar suas companhias aéreas. Aqui, nada foi feito. Agora estamos criando uma linha de crédito e defendendo a cabotagem para que o setor tenha condições de crescer e, principalmente, para que o povo do Norte tenha acesso a passagens mais baratas e maior oferta de voos"

Cabotagem aérea permite que companhias estrangeiras operem trechos domésticos no Brasil em conexão com voos internacionais.

Cabotagem aérea permite que companhias estrangeiras operem trechos domésticos no Brasil em conexão com voos internacionais.Freepik

O secretário Nacional de Aviação Civil, Daniel Longo, enfatizou que a regulamentação da cabotagem demandará alterações legais e normativas específicas. "A abertura na Amazônia Legal pode atrair oferta e reduzir preços onde o mercado é mais frágil, desde que venha acompanhada de regras claras de segurança, custos operacionais viáveis e estabilidade regulatória. Para o restante do país, reciprocidade é condição para uma abertura responsável", destacou Longo.

O deputado Defensor Stélio Dener (Republicanos-PR) também ressaltou a dificuldade de acesso em municípios da Amazônia. Devido as distâncias superiores a 1.000 km sem alternativas de transporte, de acordo com o parlamentar: "a população está ilhada. Só a integração aérea pode devolver dignidade a esses municípios".

A medida inclui crédito, investimentos em aeroportos e marcos regulatórios, com a cabotagem áerea como parte fundamental para abrir o mercado em um local de fragilidade.

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transporte aviação Amazônia

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