Notícias

CCJ da Câmara ouve hacker envolvido em crimes de Zambelli

Delgatti Neto foi condenado por invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica.

8/9/2025
Publicidade
Expandir publicidade

Nesta quarta-feira (10), a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados ouvirá o hacker Walter Delgatti Neto no processo contra a deputada licenciada Carla Zambelli (PL-SP). Ambos foram condenados por invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica. O especialista em coleta e preservação de provas digitais Michel Spiero também será ouvido pela Comissão.

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou a deputada a 10 anos de prisão e multa equivalente a 2 mil salários mínimos por ser mandante da invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e da criação de uma ordem de prisão falsa ao ministro Alexandre de Moraes, crime cometido por Delgatti Neto. Já o hacker foi condenado a 8 anos e 3 meses de prisão.

Zambelli também foi condenada por perseguir um jornalista com arma de fogo.Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Zambelli enfrenta processo de extradição da Itália, onde permanece presa desde julho. Para a Justiça da Itália, ela apresenta "grau máximo de perigo de fuga" em caso de liberdade.

Perda de mandato

A Câmara também analisa a perda de mandato parlamentar, parte da condenação de Zambelli. A "condenação criminal em sentença transitada em julgado" está prevista no Regimento Interno mediante deliberação da CCJ. O processo também passará por deliberação do Plenário.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos