Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
DEPUTADA PRESA
Congresso em Foco
8/9/2025 15:51
Nesta quarta-feira (10), a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados ouvirá o hacker Walter Delgatti Neto no processo contra a deputada licenciada Carla Zambelli (PL-SP). Ambos foram condenados por invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica. O especialista em coleta e preservação de provas digitais Michel Spiero também será ouvido pela Comissão.
O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou a deputada a 10 anos de prisão e multa equivalente a 2 mil salários mínimos por ser mandante da invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e da criação de uma ordem de prisão falsa ao ministro Alexandre de Moraes, crime cometido por Delgatti Neto. Já o hacker foi condenado a 8 anos e 3 meses de prisão.
Zambelli enfrenta processo de extradição da Itália, onde permanece presa desde julho. Para a Justiça da Itália, ela apresenta "grau máximo de perigo de fuga" em caso de liberdade.
Perda de mandato
A Câmara também analisa a perda de mandato parlamentar, parte da condenação de Zambelli. A "condenação criminal em sentença transitada em julgado" está prevista no Regimento Interno mediante deliberação da CCJ. O processo também passará por deliberação do Plenário.
LEIA MAIS
Incentivos Fiscais
Projeto propõe incentivos fiscais para reconstrução de áreas afetadas
Regulamentação Digital
Câmara ouve acadêmicos em discussão sobre serviços por aplicativos
MAPA DOS CONDENADOS
Exclusivo: mais de 70 ex-presidentes já foram condenados; veja a lista
Combate à corrupção
Projeto prevê até 30 anos de prisão por desvio na saúde e educação