Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. EUA diz que Trump usaria poder econômico e militar pró-Bolsonaro

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

INTERNACIONAL

EUA diz que Trump usaria poder econômico e militar pró-Bolsonaro

Porta-voz Karoline Leavitt afirmou que liberdade de expressão é prioridade do governo norte-americano e insinuou medidas contra o Brasil.

Congresso em Foco

9/9/2025 17:33

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Perguntada nesta terça-feira (9) sobre a iminente condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF), a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, disse que o presidente Donald Trump não teria receio de usar "o poder econômico e militar dos Estados Unidos para proteger a liberdade de expressão".

Leavitt afirmou que a defesa da liberdade de expressão é considerada pela atual administração como "a questão mais importante do nosso tempo" e lembrou que o próprio Trump enfrentou censura em sua trajetória política.

"O presidente não tem medo de usar o poder econômico e militar dos Estados Unidos da América para proteger a liberdade de expressão ao redor do mundo", disse Leavitt.

A porta-voz destacou que o governo já adotou medidas direcionadas ao Brasil, como sanções e tarifas, e reforçou que outras ações não estão descartadas.

"A liberdade de expressão é, sem dúvida, a questão mais importante do nosso tempo. Ela está consagrada em nossa Constituição e o Presidente acredita fortemente nela. Ele próprio enfrentou censura em seu caminho (...) por isso leva esse tema muito a sério."

Segundo ela, essa é uma prioridade compartilhada por Trump, pela vice-presidente e por todo o gabinete. "Enquanto protege os interesses dos Estados Unidos no exterior, o Presidente também garante que a liberdade de expressão seja preservada aqui, dentro da América", acrescentou.

As declarações ocorrem em meio à reta final do julgamento de Bolsonaro na 1ª Turma do STF, acusado de participação no chamado Núcleo 1 da tentativa de golpe de Estado.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar
[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "NOTICIAS_LEIA_MAIS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "articlekey": 111759, "viewed": [ "111759" ], "context": "{\"articlekey\":111759,\"originalarticlekey\":\"111759\"}" }

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Julgamento do Golpe

"Pode dormir em paz": Dino rebate pedido de Fux para não o interromper

2

Judiciário

3º dia: confira votos de Dino e Moraes no julgamento de Bolsonaro

3

Manifestações

Eduardo Bolsonaro agradece Trump por "consertar nossa bagunça"

4

MAPA DOS CONDENADOS

Exclusivo: mais de 70 ex-presidentes já foram condenados; veja a lista

5

Judiciário

Fux interrompe Moraes para dizer que voltará às preliminares no voto

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES