Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso
Congresso em Foco
14/9/2025 13:00
O deputado Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP) apresentou projeto de lei que tipifica a conduta de expulsar, impedir o ingresso ou restringir a permanência de pessoa em espaços públicos, coletivos ou acadêmicos por motivo político, ideológico, religioso ou análogo. O projeto visa reforçar a liberdade de expressão e o direito de acesso a esses locais, considerados pilares da democracia.
O deputado Bilynski defende que a aprovação do projeto é "imprescindível para assegurar que todos os cidadãos possam exercer plenamente seus direitos constitucionais de expressão, participaçção e livre acesso a espaços públicos e acadêmicos, sem temor de violência ou coação".
Na justificativa, o parlamentar estabelece que episódios recentes evidenciam crescente prática de coação, intimidação e violência motivada por razões políticas, ideológias ou religiosas, que comprometeram direitos fundamentais e ameaçam o ambiente plural e democrático.
Dentre os episódios, o parlamentar cita:
De acordo com o texto, a pena para tais práticas é de reclusão, de um ano a três anos, e multa. A proposta também estabelece agravante da pena, aumentando-a na metade, se o crime for praticado: por mais de três pessoas reunidas, em instituição de ensino, repartição pública ou local destinado à livre manifestação do pensamento ou/e com restrição da liberdade de locomoção da vítima.
Temas
RELAÇÕES EXTERIORES
Após condenação de Bolsonaro, Eduardo defende invasão dos EUA
Escolta policial
Concurso público
Sorocaba retifica exigência de porte de arma para concurso em escola