Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora

Professora Melina Fachin sofreu agressão verbal e cusparada após semana de tensão na universidade.

Congresso em Foco

15/9/2025 | Atualizado às 14:41

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A professora Melina Girardi Fachin, diretora do Setor de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e filha do ministro Edson Fachin, foi alvo de uma cusparada e xingamentos na manhã da última sexta-feira (12). O ataque ocorreu na saída do prédio da universidade, quatro dias após um tumulto envolvendo o vereador Guilherme Kilter (Novo) e o advogado Jeffrey Chiquini, que tentaram forçar a entrada no campus para participar de uma palestra cancelada.

"Um homem branco, sem se identificar, (...), se aproximou e desferiu uma cusparada na professora, xingando-a de 'lixo comunista. Este não é um caso isolado de violência física e política, nem tampouco um caso isolado de violência contra a mulher", relatou o advogado Marcos Rocha Gonçalves, esposo de Melina.

Hostilidade contra diretora se deu após cancelamento de palestra de vereador do Novo.

Hostilidade contra diretora se deu após cancelamento de palestra de vereador do Novo.Reprodução/Instagram

A agressão aconteceu após o cancelamento do seminário "Como o STF tem alterado a interpretação constitucional", que reuniria Kilter e Chiquini. Mesmo informados da suspensão, os dois tentaram forçar o acesso ao salão nobre da faculdade, bloqueado por alunos e professores. Vídeos registraram empurrões, inclusive contra o vice-diretor da unidade, professor Rui Dissenha. A polícia precisou intervir na situação.

A direção da faculdade classificou a conduta de Guilherme Kilter e Jeffrey Chiquini como uma tentativa de invasão da unidade. Os dois reagiram abrindo uma ação judicial contra Melina Fachin e o reitor Marcos Sunyê, além de movimentarem uma campanha de repúdio aos dois em suas redes sociais.

Apoio da OAB

Diante do episódio, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) se pronunciou em defesa de Melina. "A democracia exige o respeito às liberdades, ao pluralismo e à convivência pacífica, sobretudo no espaço acadêmico, que deve ser preservado como ambiente de diálogo e de construção do conhecimento - jamais como palco para violência, intolerância ou tentativas de silenciamento", afirmou a Ordem em nota assinada pelo presidente do Conselho, Beto Simonetti, bem como pela presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos, Silvia Souza.

Confira a íntegra da nota:

"O Conselho Federal da OAB, junto à sua Comissão Nacional de Direitos Humanos, manifesta solidariedade à professora doutora Melina Fachin, integrante da Comissão e diretora do Setor de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ela foi vítima de agressão física e verbal em dependências da instituição, na última sexta-feira (12/9).

A entidade repudia veementemente o episódio, que afronta valores essenciais da vida democrática. A democracia exige o respeito às liberdades, ao pluralismo e à convivência pacífica, sobretudo no espaço acadêmico, que deve ser preservado como ambiente de diálogo e de construção do conhecimento - jamais como palco para violência, intolerância ou tentativas de silenciamento.

Colocando-se ao lado de Melina Fachin e da comunidade acadêmica da UFPR, a OAB Nacional reafirma seu compromisso com a defesa da dignidade da pessoa humana, na proteção dos direitos fundamentais e na construção de uma sociedade livre de intolerância e violência."

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

violência de gênero Curitiba ufpr

Temas

País

LEIA MAIS

SAÚDE

Bolsonaro realiza procedimentos médicos em primeira saída pós-prisão

VIOLÊNCIA DE GÊNERO

PF investiga homem que enviava fotos de genital a Soraya Thronicke

TRANSPORTE

TJ/SP derruba proibição de mototaxi e motoapps na capital paulista

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REAÇÃO AO TARIFAÇO

Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump

2

TRAMA GOLPISTA

Quem são os próximos a serem julgados por tentativa de golpe no STF?

3

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

4

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

5

VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES