Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
IMPRENSA INTERNACIONAL
Congresso em Foco
15/9/2025 | Atualizado às 16:34
O Congresso em Foco foi citado pelo Wall Street Journal (WSJ), um dos jornais mais influentes do mundo, em uma reportagem sobre o julgamento e a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Na edição de sexta-feira (12), a publicação norte-americana destacou dados levantados pelo Congresso em Foco sobre a relação da classe política brasileira com a Justiça. O texto menciona que cerca de um em cada cinco parlamentares do Congresso Nacional responde a algum tipo de investigação criminal, número revelado em levantamentos feitos pelo portal, referência em cobertura política em Brasília.
O peso do Supremo Tribunal Federal
"Aproximadamente um em cada cinco integrantes do Congresso responde a investigações criminais, de acordo com o Congresso em Foco, um proeminente 'cão de guarda em Brasília", diz trecho da reportagem do Wall Street Journal, intitulada "Brazils Top Court Displays Power" ("Suprema Corte do Brasil Exibe Poder", em tradução livre), que analisa o papel decisivo do STF na democracia brasileira.
Cão de guarda
O termo watchdog ("cão de guarda") é usado para se referir a veículos jornalísticos que atuam como fiscalizadores do poder público, denunciando abusos, corrupção e ilegalidades.
Veja a reportagem do Congresso em Foco citada pelo Wall Street Journal
O jornal ressalta que o Supremo foi fundamental para barrar a tentativa de Bolsonaro de reverter o resultado das eleições de 2022 e impedir sua volta à disputa presidencial. Especialistas ouvidos pela reportagem apontam que o poder do STF é resultado direto da Constituição de 1988, elaborada após a ditadura militar justamente para proteger o país de novos riscos autoritários.
Referência internacional
Esse tipo de levantamento do Congresso em Foco já foi citado dezenas de vezes por publicações estrangeiras como Washington Post, The New York Times, The Economist, El País e Le Monde, entre outras.
Em 2004, este site foi o primeiro veículo jornalístico do país a levantar de forma sistemática as acusações criminais envolvendo parlamentares no STF. De lá para cá, realizou dezenas de levantamentos sobre processos judiciais e investigações relacionadas a deputados e senadores.
{ "datacode": "NOTICIAS_LEIA_MAIS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "articlekey": 111944, "viewed": [ "111944" ], "context": "{\"articlekey\":111944,\"originalarticlekey\":\"111944\"}" }
REAÇÃO AO TARIFAÇO
Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump
VIOLÊNCIA DE GÊNERO
Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora