Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
CPMI DO INSS
Congresso em Foco
15/9/2025 | Atualizado às 16:26
O vice-presidente da CPMI do INSS, deputado Duarte Jr (PSB-MA), apresentou um requerimento para convocação de dois familiares próximos do lobista Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como "careca do INSS", que cancelou seu depoimento marcado para esta segunda-feira (15). Sua esposa e seu filho são investigados como cúmplices no esquema de fraudes em descontos associativos.
"Milhares de aposentados foram roubados. O Careca perdeu a chance de se explicar e decidiu não vir. Agora, acabo de convocar sua esposa Tânia Carvalho Santos, que movimentou milhões em imóveis, e seu filho Romeu Carvalho Antunes, sócio de empresas que, segundo a PF, receberam recursos desviados dos aposentados, via PIX de descontos ilegais", anunciou Duarte em suas redes sociais.
Antônio Carlos Antunes havia confirmado seu comparecimento na CPMI no último domingo (14), após o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), lhe facultar a possibilidade de prestar ou não o depoimento. Na manhã seguinte, voltou atrás. Sua defesa criticou "o lamentável clima político" do colegiado, e afirmou que a reunião resultaria em "uma oitiva improdutiva".
A ausência do lobista, apontado como principal articulador do esquema, provocou revolta entre todos os membros da direção da CPMI.
Além da convocação de Tânia Carvalho, Duarte apresentou outro requerimento solicitando a quebra de seus sigilos bancário e fiscal entre janeiro de 2022 e julho de 2025, "a fim de que possamos analisar em profundidade todos os elementos que compõem o complexo arcabouço dos fatos que são objeto desta CPMI, sobretudo os ganhos econômicos e fiscais, além das ligações com outros investigados".
LEIA MAIS
REAÇÃO AO TARIFAÇO
Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump
VIOLÊNCIA DE GÊNERO
Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora