Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
CPMI DO INSS
Congresso em Foco
15/9/2025 | Atualizado às 16:26
O vice-presidente da CPMI do INSS, deputado Duarte Jr (PSB-MA), apresentou um requerimento para convocação de dois familiares próximos do lobista Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como "careca do INSS", que cancelou seu depoimento marcado para esta segunda-feira (15). Sua esposa e seu filho são investigados como cúmplices no esquema de fraudes em descontos associativos.
"Milhares de aposentados foram roubados. O Careca perdeu a chance de se explicar e decidiu não vir. Agora, acabo de convocar sua esposa Tânia Carvalho Santos, que movimentou milhões em imóveis, e seu filho Romeu Carvalho Antunes, sócio de empresas que, segundo a PF, receberam recursos desviados dos aposentados, via PIX de descontos ilegais", anunciou Duarte em suas redes sociais.
 
 
Antônio Carlos Antunes havia confirmado seu comparecimento na CPMI no último domingo (14), após o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), lhe facultar a possibilidade de prestar ou não o depoimento. Na manhã seguinte, voltou atrás. Sua defesa criticou "o lamentável clima político" do colegiado, e afirmou que a reunião resultaria em "uma oitiva improdutiva".
A ausência do lobista, apontado como principal articulador do esquema, provocou revolta entre todos os membros da direção da CPMI.
Além da convocação de Tânia Carvalho, Duarte apresentou outro requerimento solicitando a quebra de seus sigilos bancário e fiscal entre janeiro de 2022 e julho de 2025, "a fim de que possamos analisar em profundidade todos os elementos que compõem o complexo arcabouço dos fatos que são objeto desta CPMI, sobretudo os ganhos econômicos e fiscais, além das ligações com outros investigados".
LEIA MAIS
Câmara dos Deputados
Comissão debate isenção de registro para professor de educação física
SEGURANÇA PÚBLICA
Derrite assume relatoria de projeto que trata facções como terroristas