Notícias

Comissão aprova projeto que retoma obras de saneamento paralisadas

A proposta segue em caráter conclusivo para CCJ e pode retomar até 349 obras paralisadas em todo o país.

18/9/2025
Publicidade
Expandir publicidade

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei, de autoria da deputada Flávia Morais (PDT-GO), que visa autorizar a retomada de obras e serviços de engenharia paralisados ou inacabados no setor de saneamento básico.

A proposta abrange projetos de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza e manejo de resíduos sólidos, além de drenagem e manejo de águas pluviais, todos financiados com recursos federais.

A votação acompanhou o parecer favorável da relatora, deputada Laura Carneiro (PSD-RJ). Para ela, a continuidade dos investimentos pode melhorar condições de vida da população, com foco em comunidades mais vulneráveis.

Os Estados com o maior número de obras de saneamento paralisadas são Maranhão (45) e Minas Gerais (32).Foto: Oslaim Brito/Thenews2/Folhapress

"A medida evita o desperdício de recursos já empregados em obras paralisadas e promove maior eficiência na aplicação dos recursos públicos, alinhando-se aos objetivos da política nacional de saneamento básico e ao direito fundamental de acesso à água potável e ao esgotamento sanitário", afirmou Carneiro.

Dados do Painel de Obras Paralisadas do TCU apontam para 349 obras de saneamento paralisadas, 16% do total de 2.182 obras do setor. O montante previsto de investimentos nessas obras é de R$ 5,2 bilhões.

O projeto seguirá para análise, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para que se torne lei, a proposta precisa ser aprovada tanto pela Câmara quanto pelo Senado.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos