Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Saneamento Básico
Congresso em Foco
18/9/2025 | Atualizado às 18:35
A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei, de autoria da deputada Flávia Morais (PDT-GO), que visa autorizar a retomada de obras e serviços de engenharia paralisados ou inacabados no setor de saneamento básico.
A proposta abrange projetos de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza e manejo de resíduos sólidos, além de drenagem e manejo de águas pluviais, todos financiados com recursos federais.
A votação acompanhou o parecer favorável da relatora, deputada Laura Carneiro (PSD-RJ). Para ela, a continuidade dos investimentos pode melhorar condições de vida da população, com foco em comunidades mais vulneráveis.
"A medida evita o desperdício de recursos já empregados em obras paralisadas e promove maior eficiência na aplicação dos recursos públicos, alinhando-se aos objetivos da política nacional de saneamento básico e ao direito fundamental de acesso à água potável e ao esgotamento sanitário", afirmou Carneiro.
Dados do Painel de Obras Paralisadas do TCU apontam para 349 obras de saneamento paralisadas, 16% do total de 2.182 obras do setor. O montante previsto de investimentos nessas obras é de R$ 5,2 bilhões.
O projeto seguirá para análise, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para que se torne lei, a proposta precisa ser aprovada tanto pela Câmara quanto pelo Senado.
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil