Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Conscientização
Congresso em Foco
19/9/2025 14:48
A Síndrome do X Frágil, comumente referida como SXF, e suas repercussões no Brasil serão discutidas em um debate promovido pela Comissão de Direitos Humanos do Senado (CDH) na próxima segunda-feira (22), às 10h.
A iniciativa foi solicitada pelo senador Flávio Arns (PSB-PR). Em seu requerimento (REQ) 85/2025, ele enfatizou que "a Síndrome do X Frágil é a deficiência intelectual hereditária mais comum na população mundial, sendo também uma condição geneticamente associada ao autismo".
O senador também alertou que "devido à diversidade de sintomas e sinais não específicos, muitos são incorretamente diagnosticados com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), síndrome de Asperger ou outras condições relacionadas ao transtorno do espectro autista (TEA), o que dificulta um diagnóstico preciso e precoce".
De acordo com Arns, a discussão sobre a SXF é "essencial para sensibilizar a sociedade e os gestores públicos sobre a urgência de políticas públicas voltadas ao diagnóstico precoce, ao seu acompanhamento especializado e ao suporte às famílias [dos afetados pela síndrome]".
Ele propôs ainda a criação do Dia Nacional da Conscientização da Síndrome do X Frágil, a ser celebrado no dia 22 de julho. Entre os convidados para o debate estão o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, além de pais e mães de crianças que convivem com essa síndrome.
Temas
LEIA MAIS
PRERROGATIVAS PARLAMENTARES
Paim critica PEC da Blindagem e cobra pautas pró-população no Senado
Direitos Humanos
Comissão de Direitos Humanos
PEC da Blindagem será recebida com "horror" pelo povo, afirma Damares
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
A revolução dos bichos
Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"
Proteção Internacional
Câmara vai ouvir Lewandowski sobre asilo à ex-primeira-dama do Peru