Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Conscientização
Congresso em Foco
19/9/2025 14:48
A Síndrome do X Frágil, comumente referida como SXF, e suas repercussões no Brasil serão discutidas em um debate promovido pela Comissão de Direitos Humanos do Senado (CDH) na próxima segunda-feira (22), às 10h.
A iniciativa foi solicitada pelo senador Flávio Arns (PSB-PR). Em seu requerimento (REQ) 85/2025, ele enfatizou que "a Síndrome do X Frágil é a deficiência intelectual hereditária mais comum na população mundial, sendo também uma condição geneticamente associada ao autismo".
O senador também alertou que "devido à diversidade de sintomas e sinais não específicos, muitos são incorretamente diagnosticados com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), síndrome de Asperger ou outras condições relacionadas ao transtorno do espectro autista (TEA), o que dificulta um diagnóstico preciso e precoce".
De acordo com Arns, a discussão sobre a SXF é "essencial para sensibilizar a sociedade e os gestores públicos sobre a urgência de políticas públicas voltadas ao diagnóstico precoce, ao seu acompanhamento especializado e ao suporte às famílias [dos afetados pela síndrome]".
Ele propôs ainda a criação do Dia Nacional da Conscientização da Síndrome do X Frágil, a ser celebrado no dia 22 de julho. Entre os convidados para o debate estão o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, além de pais e mães de crianças que convivem com essa síndrome.
Temas
LEIA MAIS
PRERROGATIVAS PARLAMENTARES
Paim critica PEC da Blindagem e cobra pautas pró-população no Senado
Direitos Humanos
Comissão de Direitos Humanos
PEC da Blindagem será recebida com "horror" pelo povo, afirma Damares