Notícias

Padilha anuncia desistência de viagem aos Estados Unidos

Ministro cancela viagem a Nova York diante das restrições de deslocamento impostas pelos EUA.

19/9/2025
Publicidade
Expandir publicidade

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou ao Globo News o cancelamento de sua viagem aos Estados Unidos, onde acompanharia a comitiva do presidente Lula na sessão de abertura da Assembleia Geral da ONU. A desistência se deu diante das restrições impostas pelo governo americano ao seu deslocamento dentro do país, onde poderá transitar apenas no hotel e na sede das Nações Unidas em Nova York.

"Inaceitável as condições, porque eu sou o ministro da Saúde do Brasil. Quando vou para um evento como esse, tenho que ter plena possibilidade de participar do conjunto das atividades das quais nós somos convidados", disse o ministro.

Padilha planejava anunciar pacote de investimentos em reunião da Organização Pan-americana da Saúde.Antonio Cruz/Agência Brasil

Padilha teve seu visto de entrada nos Estados Unidos cancelado em agosto, em uma onda de retaliações do secretário de Estado americano, Marco Rubio, que proibiu a entrada de autoridades envolvidas na elaboração do programa Mais Médicos, no governo Dilma. Rubio havia acusado o governo brasileiro de utilizar a política pública em benefício de interesses cubanos.

Além da ofensa ao cargo, Padilha alegou que a desistência se deu diante da impossibilidade de participar em reunião da Assembleia Geral da Organização Pan-americana da Saúde (Opas), em Washington D.C., onde planejava anunciar novos investimentos internacionais na compra de vacinas para o continente americano.

Mais cedo, ele havia se queixado das condições impostas pelos Estados Unidos para sua estadia. "Eu não sou procurado pela Interpol. Não sou condenado a nada no país para ter tornozeleira eletrônica nem do Brasil nem dos Estados Unidos", disse durante palestra para a Unicamp.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos