Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Depoimento Agendado
Congresso em Foco
23/9/2025 8:27
O presidente da CPMI do INSS, senador Carlos Viana (Podemos-MG), comunicou que Antônio Carlos Camilo Antunes prestará depoimento perante a comissão na quinta-feira (25). Conhecido pela imprensa como "Careca do INSS", Antunes foi detido pela Polícia Federal no contexto da investigação sobre o esquema de descontos ilícitos de aposentados e pensionistas.
Segundo Carlos Viana, a comissão está em tratativas com o advogado de Antunes para viabilizar o depoimento. A convocação do "Careca do INSS" foi um dos pedidos mais frequentes entre os parlamentares, totalizando 14 requerimentos, inclusive do presidente da CPMI e do relator, deputado federal Alfredo Gaspar (União-AL).
Em um dos requerimentos (REQ 35/2025), o senador Izalci Lucas (PL-DF) qualifica o depoimento de Antunes como "medida inarredável e de urgência", considerando as investigações que apontam o lobista como o "epicentro operacional" do esquema criminoso.
Quem é o "Careca do INSS"
Antônio Carlos Camilo Antunes, apelidado de "Careca do INSS", é apontado pela Polícia Federal como figura central nas fraudes contra aposentados e pensionistas. Empresário, ele aparece como sócio de mais de 20 empresas, muitas delas criadas em série e usadas, supostamente, para movimentar recursos desviados. A PF identificou que essas companhias recebiam valores de sindicatos e associações e, em seguida, repassavam parte do dinheiro a servidores do INSS ou a pessoas próximas a eles.
Para os investigadores, sua atuação como intermediário financeiro foi crucial para sustentar o esquema de descontos ilegais aplicados sobre benefícios previdenciários.
LEIA MAIS
PEC da Blindagem
Protestos deste domingo dividem reação de parlamentares nas redes