Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Alessandro Vieira conclui parecer da PEC da Blindagem; veja íntegra

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

SENADO

Alessandro Vieira conclui parecer da PEC da Blindagem; veja íntegra

Relator recomenda rejeição integral do texto aprovado pela Câmara.

Congresso em Foco

23/9/2025 19:51

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O senador Alessandro Vieira (MDB-SE) finalizou nesta terça-feira (23) seu parecer pela rejeição total da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 3/2021, conhecida como PEC da Blindagem. Em seu relatório, ele criticou todos os pontos da proposta, vista por ele como potencialmente danosa para a democracia e transparência pública.

O texto, aprovado na Câmara dos Deputados, prevê a exigência de autorização do Congresso para que parlamentares possam ser processados criminalmente, presos em flagrante ou alvos de mandados judiciais. Para Vieira, trata-se de um retrocesso que anula avanços institucionais. "A PEC que formalmente aponta ser um instrumento de defesa do Parlamento é na verdade um golpe fatal na sua legitimidade, posto que configura portas abertas para a transformação do Legislativo em abrigo seguro para criminosos de todos os tipos".

Para Vieira, proposta abre brecha para proteger parlamentares criminosos.

Para Vieira, proposta abre brecha para proteger parlamentares criminosos.Geraldo Magela/Agência Senado

O relator argumenta que a proposta representa desvio de finalidade, conceito jurídico que, segundo ele, também se aplica ao Legislativo. "O real objetivo da proposta não é o interesse público - e tampouco a proteção do exercício da atividade parlamentar -, mas sim os anseios escusos de figuras públicas que pretendem impedir ou, ao menos, retardar, investigações criminais que possam vir a prejudicá-los".

Vieira destaca ainda que a aprovação da PEC poderia levar à prescrição de crimes devido à indefinição sobre prazos de deliberação no Congresso. "Não é expresso, entretanto, se tal prazo [de 90 dias] é próprio ou impróprio, ou seja, se o seu não cumprimento gerará algum tipo de consequência e qual".

O senador rejeita o argumento de que a proposta protegeria a liberdade de expressão dos parlamentares. "A imunidade aqui se caracteriza como uma verdadeira irresponsabilidade jurídica, tanto civil quanto criminal, dos parlamentares em tudo que diz respeito à sua atuação legislativa", afirma, reforçando que a Constituição já garante tal proteção para palavras, votos e opiniões emitidos no exercício do mandato.

Segundo o relatório, a proposta também "retorna, no caso da prisão de parlamentar por crime inafiançável, à exigência de voto secreto", mecanismo que havia sido abolido em 2001 pela Emenda Constitucional 35. Vieira considera esse ponto especialmente grave, por fragilizar a transparência das decisões legislativas.

A inclusão dos presidentes de partidos no rol de autoridades com foro privilegiado também foi criticada. Na avaliação do senador, a medida ampliaria indevidamente a prerrogativa, afastando ainda mais essas lideranças da responsabilização penal.

Vieira não é o único na CCJ a manter posição crítica à PEC. O próprio presidente do colegiado, Otto Alencar (PSD-BA), também se manifestou de forma contrária, bem como a maioria dos demais membros da comissão. A votação está agendada para a manhã de quarta-feira (24)

Confira a íntegra do relatório.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Alessandro Vieira Senado CCJ

Temas

Congresso

LEIA MAIS

Plenário

Senado aprova ampliação do acesso ao Benefício Garantia-Safra

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Minoria apresenta recurso contra vedação de Eduardo na liderança

Educação

Senado aprova urgência para o projeto do Sistema Nacional de Educação

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

VÍDEO

Prisão domiciliar de Bolsonaro pode ser revogada, explica criminalista

2

Dados

Veja os deputados que mudaram de voto na PEC da Blindagem

3

ELEIÇÕES 2026

Corrida ao Senado preocupa o Planalto e empolga a direita

4

PEC da Blindagem

Protestos deste domingo dividem reação de parlamentares nas redes

5

CONGRESSO

Quem é Alessandro Vieira, o relator da PEC da Blindagem

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES