Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Câmara aprova recursos extras para trânsito e qualificação de agentes

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Segurança Pública

Câmara aprova recursos extras para trânsito e qualificação de agentes

Pelo substitutivo do Senado, 5% do valor das multas de trânsito arrecadadas deverão ir para o fundo.

Congresso em Foco

25/9/2025 18:07

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A Câmara dos Deputados aprovou proposta legislativa que modifica o Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), visando assegurar a alocação de parte de seus recursos em iniciativas de segurança viária e no aprimoramento profissional de agentes de trânsito.

O texto em questão será encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) para a elaboração da redação final do projeto de lei 2.334/23, incorporando as alterações promovidas pelo Senado na versão previamente aprovada pela Câmara em 2017.

Conforme o substitutivo do Senado, 5% do montante arrecadado com multas de trânsito serão destinados ao fundo. Esses recursos poderão ser empregados na construção, reforma, ampliação e modernização de instalações de órgãos e entidades de trânsito, na aquisição de materiais, equipamentos e veículos essenciais para a operação da segurança viária, bem como na capacitação de agentes de trânsito.

Deputados aprovam aumento de recursos para segurança no trânsito.

Deputados aprovam aumento de recursos para segurança no trânsito.Kayo Magalhães Câmara dos Deputados

Entre a aprovação inicial pela Câmara e a análise pelo Senado, a lei 13.756/18 revogou a legislação anterior, alterando alguns critérios de utilização dos recursos. Atualmente, 50% dos recursos provenientes de loterias federais destinados ao FNSP são repassados diretamente aos fundos estaduais de segurança pública, desde que a unidade federativa possua um conselho de segurança pública e defesa social, um plano de segurança, adote critérios de promoção de pessoal por antiguidade e merecimento, integre seus sistemas com sistemas nacionais de dados sobre o tema, cumpra um percentual máximo de profissionais de segurança pública atuando fora das corporações e desenvolva e implemente um plano de combate à violência contra a mulher.

Para garantir esse repasse, a lei 13.756/18 exige que as localidades beneficiadas possuam um plano de segurança e o integrem aos sistemas nacionais de informações de segurança pública. Com a inclusão da nova finalidade para os recursos de loterias destinados ao FNSP, os futuros repasses para segurança viária dependerão da comprovação, por parte do ente federativo, de que este criou e mantém um órgão ou entidade responsável pela área.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar
[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "NOTICIAS_LEIA_MAIS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "articlekey": 112364, "viewed": [ "112364" ], "context": "{\"articlekey\":112364,\"originalarticlekey\":\"112364\"}" }

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

POR UNANIMIDADE

CCJ rejeita PEC da Blindagem; texto deve ser enterrado pelo Plenário

2

Imposto de renda

Senado aprova ampliação da isenção do Imposto de Renda

3

IMUNIDADE PARLAMENTAR

CCJ do Senado vota a PEC da Blindagem

4

SENADO

Recuo de Moro e Seif abre caminho para rejeição da PEC da Blindagem

5

SENADO

Unânime: veja quem são os senadores que derrubaram a PEC da Blindagem

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES