Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Apoio
Congresso em Foco
30/9/2025 13:32
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou a criação do Programa Reconstruindo um Lar. O objetivo da proposta é apoiar famílias na recuperação ou substituição de bens como equipamentos eletrônicos, móveis e eletrodomésticos, perdidos em desastres naturais.
De acordo com o projeto de lei complementar 81/2025, o programa beneficiará famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), mediante comprovação dos danos sofridos. A proposta também zera a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) incidente sobre bens destinados aos beneficiários, com validade de até cinco anos.
A relatora, deputada Dilvanda Faro (PT-PA), deu parecer favorável ao texto, destacando que "como evidenciam episódios recentes de enchentes e deslizamentos, a ausência de instrumentos permanentes e estruturados de apoio agrava os impactos sociais e econômicos desses eventos".
A deputada Dayany Bittencourt (União-CE), autora do projeto, lembrou que, em 2024, foi editada a medida provisória 1219/24, voltada à garantia de auxílio do Governo Federal para famílias atingidas pelas chuvas no Rio Grande do Sul. Ela explicou que sua proposta se inspira naquela iniciativa, que já perdeu a vigência. "A MP perdeu a vigência, deixando as famílias gaúchas sem amparo permanente. No Ceará, todos os anos, as chuvas causam prejuízos materiais", complementou Bittencourt.
O projeto tramita em caráter conclusivo e será agora examinado pelas seguintes comissões:
Temas
LEIA MAIS
Crédito Extraordinário
Congresso aprova crédito de R$ 520 mi para prevenção de desastres
Incentivos Fiscais
Projeto propõe incentivos fiscais para reconstrução de áreas afetadas
Lei do Estagiário
Erika Hilton apresenta projeto que amplia direito para estagiários
RELAÇÕES EXTERIORES
Luizianne Lins rejeita termo de deportação acelerada em Israel