Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Gestão de Resíduos
Congresso em Foco
2/10/2025 18:17
A proposta legislativa que visa aprimorar a gestão de resíduos sólidos nos municípios foi aprovada na Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara. O projeto de lei 2.442/2025, do deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), determina a inclusão dos principais impactos ambientais decorrentes de resíduos sólidos nos planos municipais de gestão.
Entre os impactos a serem considerados, destacam-se ruídos, emissão de poeira, odores e possíveis vazamentos. Além disso, os planos deverão incorporar as medidas de mitigação já estabelecidas nas licenças ambientais pertinentes.
O objetivo central da iniciativa é "assegurar maior clareza das informações e fortalecer o controle social", em consonância com as obrigações normativas e financeiras já existentes nos municípios. A proposta legislativa promove alterações na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
Sob a relatoria do deputado Cobalchini (MDB-SC), a proposta recebeu substitutivo para ampliar o escopo do projeto em nível estadual. Para o parlamentar, a imposição de obrigações adicionais e diretas na PNRS poderia gerar sobreposição de competências e insegurança regulatória, já que o licenciamento ambiental é, em geral, conduzido pelos estados.
"O odor é apenas uma das manifestações possíveis de impactos ambientais decorrentes da gestão de resíduos sólidos [...] Outras categorias incluem ruídos, poeira, vibrações, vazamentos e emissões atmosféricas. Por essa razão, parece mais adequado que a legislação trate o tema de maneira abrangente e orientada à transparência."
Na Câmara, o projeto ainda será analisado na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo.
LEIA MAIS
Segurança Alimentar
Combate à fome: conheça principais projetos em tramitação no Congresso
RELAÇÕES EXTERIORES
MRE fará visita consular a brasileiros presos em Israel, diz Lindbergh
Compliance Zero
Marido de Flávia Arruda é preso em operação da Polícia Federal
Operação Compliance Zero
LINGUAGEM SIMPLES
Lula sanciona lei que proíbe linguagem neutra no serviço público
CÂMARA DOS DEPUTADOS
DIREITOS DO CONSUMIDOR
Erika Hilton pede investigação sobre esgotamento de ingressos da F1