Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
SAÚDE
Congresso em Foco
3/10/2025 | Atualizado às 16:48
Diante do aumento de casos suspeitos e confirmados de intoxicação por metanol, o Ministério da Saúde anunciou nesta sexta-feira a compra emergencial de 150 mil ampolas de etanol farmacêutico. O medicamento será usado no tratamento de pacientes em estados e municípios e se soma a outras 4,3 mil unidades já disponíveis em hospitais universitários e serviços do SUS. O etanol terapêutico é considerado o principal recurso clínico nesses atendimentos.
A pasta também acionou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para localizar fornecedores internacionais do fomepizol, outro antídoto ainda indisponível no Brasil. A busca será feita junto às dez maiores agências reguladoras do mundo, com apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), à qual o governo solicitou a doações. O ministério também manifestou interesse em comprar mais mil unidades por meio do Fundo Estratégico da Opas.
Até a quinta-feira (2), o governo havia contabilizado 59 notificações por possível ingestão de metanol em bebidas alcoólicas adulteradas. Dessas, 11 foram confirmadas em laboratório. Uma morte chegou a ser confirmada em São Paulo, e outras sete, sendo duas delas em Pernambuco, estão sob investigação.
A suspeita do Ministério é de que o surto de intoxicações por metanol seja fruto da atividade de organizações criminosas. A substância possui sabor parecido ao do álcool contido em bebidas, mas um preço muito menor, o que permite a falsificação sem que o consumidor perceba.
Pauta alternativa
IMPOSTO DE RENDA