Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Câmara aprova urgência para regulamentação de influenciadores digitais

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

MÍDIA

Câmara aprova urgência para regulamentação de influenciadores digitais

Projeto estabelece regras para publicidade, uso de imagem e atuação de crianças em vídeos.

Congresso em Foco

9/10/2025 12:59

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (9) o regime de urgência para o projeto de lei 3444/2023, que regulamenta a atividade de influenciadores digitais. A proposta, apresentada pela deputada Lídice da Mata (PSB-BA), define responsabilidades, impõe exigências a plataformas e reforça a proteção de crianças e adolescentes em conteúdos patrocinados.

O texto considera como influenciador qualquer pessoa que utilize sua reputação nas redes para divulgar produtos, serviços ou causas mediante pagamento. Entre os pontos centrais, o projeto determina que toda publicidade seja identificada de forma clara, com as expressões "publicidade" ou "conteúdo patrocinado" visíveis durante toda a exibição do material.

Texto prevê exigência de transparência e responsabilização nas redes sociais.

Texto prevê exigência de transparência e responsabilização nas redes sociais.Freepik

A proposta altera o Estatuto da Criança e do Adolescente para tornar obrigatória a autorização judicial prévia para participação de menores em gravações com fins lucrativos. Também exige avaliação de riscos psicológicos, compatibilidade com a escola e controle da renda obtida. Segundo a deputada, "é de fundamental importância que se dê a devida atenção aos chamados 'kidfluencers', ou seja, crianças e adolescentes que atuam como influenciadores ganhando dinheiro com patrocínios e parcerias".

Outros trechos do projeto tratam da edição de imagens e do uso de inteligência artificial. Publicações que alterem aparência corporal ou simulem pessoas com ferramentas digitais deverão incluir, de forma visível, as expressões "imagem editada" ou "imagem virtual". Em caso de descumprimento, o influenciador pode ser punido com até dois anos de detenção e multa.

A autora defende que a proposta se justifica pela ausência de normas específicas em um setor que emprega mais de 10 milhões de pessoas no País. "Inúmeras denúncias de publicidade abusiva, exploração de menores e outros crimes praticados por influenciadores digitais têm sido noticiadas", apontou Lídice da Mata na justificativa da proposta.

O texto também impõe obrigações a agentes de influenciadores e plataformas digitais, como a implementação de canais de denúncia e a divulgação de relatórios sobre moderação de conteúdo. Caberá ao Poder Executivo a regulamentação dos dispositivos para garantir sua aplicação.

Com o requerimento de urgência aprovado, o texto poderá ser votado em plenário sem a necessidade de tramitação pelas comissões.

Confira a íntegra do projeto.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Lídice da Mata redes sociais câmara dos deputados

Temas

Mídia Ciência e Tecnologia Congresso

LEIA MAIS

CPMI do INSS

"Só falta investigar quem matou Odete Roitman", ironiza Pimenta

Monitoramento Eletrônico

Projeto que passa custos de tornozeleira ao condenado avança na Câmara

REGULAMENTAÇÃO

Saiba como fica a profissão de motorista de ambulância com a nova lei

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

SAÚDE

Câmara aprova aposentadoria integral para agentes de saúde e endemias

2

Regulamentação Profissional

Câmara aprova regulamentação da profissão de motorista de ambulância

3

PLENÁRIO DA CÂMARA

Câmara derruba MP do IOF sem análise de mérito

4

Sessão conturbada

Briga entre vereadores interrompe sessão em Sena Madureira (AC)

5

FALHA OPERACIONAL

"Me confundi e votei errado", diz Nikolas sobre MP do IOF

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES