Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Lula convida Papa Leão XIV para COP30 durante encontro no Vaticano

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

PRIMEIRO ENCONTRO

Lula convida Papa Leão XIV para COP30 durante encontro no Vaticano

No primeiro encontro entre eles, os dois conversaram sobre temas como religião, desigualdade e o papel da fé na transformação social.

Congresso em Foco

13/10/2025 7:48

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O presidente Lula e a primeira-dama, Janja da Silva, reuniram-se nesta segunda-feira (13) com o papa Leão XIV, no Vaticano, em uma audiência marcada por gestos de cordialidade e simbolismo político e religioso. O encontro ocorreu horas antes da abertura do Fórum Mundial da Alimentação 2025, evento promovido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), que celebra 80 anos de fundação.

Durante a audiência, Lula convidou o pontífice a participar da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em novembro de 2025, em Belém (PA).

"Convidei-o a vir à COP30, considerando a importância histórica de realizarmos uma Conferência do Clima pela primeira vez no coração da Amazônia", afirmou o presidente nas redes sociais.

Por causa do Jubileu, ano santo que mobiliza a Igreja Católica em 2025, o papa explicou que não poderá comparecer pessoalmente, mas garantiu que o Vaticano será representado no evento. Segundo Lula, o pontífice manifestou o desejo de visitar o Brasil "no momento oportuno".

Lula estava acompanhado da primeira-dama, Janja, durante o seu primeiro encontro com o Papa Leão XIV.

Lula estava acompanhado da primeira-dama, Janja, durante o seu primeiro encontro com o Papa Leão XIV.Ricardo Stuckert/PR

Religião, desigualdade e fé

Em publicação após o encontro, Lula disse ter conversado com o papa sobre temas como religião, desigualdade e o papel da fé na transformação social. O presidente parabenizou Leão XIV pela Exortação Apostólica Dilexi Te, destacando a mensagem de que "não se pode separar a fé do amor pelos mais pobres".

"Disse a ele que precisamos criar um amplo movimento de indignação contra a desigualdade e considero o documento uma referência, que precisa ser lida e praticada por todos", escreveu.

O presidente também relembrou sua relação com figuras históricas da Igreja no Brasil, como Dom Paulo Evaristo Arns, Dom Hélder Câmara, Dom Luciano Mendes de Almeida e Pedro Casaldáliga, e citou o papel das Comunidades Eclesiais de Base em sua formação pessoal e política.

Leia Mais

Papa Leão XIV: quem é o novo líder da Igreja Católica

Brasil fora do Mapa da Fome

Lula aproveitou a ocasião para informar ao papa que o Brasil foi retirado novamente do Mapa da Fome, conforme o relatório da FAO divulgado em julho deste ano.

"Falei ao Papa sobre minha participação no encontro da FAO e como em dois anos e meio tiramos pela segunda vez o Brasil do Mapa da Fome. Agora, estamos levando esse debate para o mundo por meio da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza", afirmou.

Ainda nesta segunda, o presidente deve encerrar a Segunda Reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, também na sede da FAO, e inaugurar o espaço que abrigará o secretariado da iniciativa.

Diplomacia e simbolismo

A reunião entre Lula e o papa Leão XIV foi a primeira entre os dois. O encontro foi articulado pelo Itamaraty em conversas entre o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin.

Participaram também da audiência os ministros Wellington Dias (Desenvolvimento Social) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), a senadora Ana Paula Lobato (PDT-MA), a presidenta da Embrapa, Sílvia Massruhá, e o embaixador do Brasil junto à Santa Sé, Everton Vieira. Em seus mandatos, Lula já havia se reunido com os papas João Paulo II, Bento XVI e Francisco, com quem mantinha relação de amizade.

Missionário agostiniano

Primeiro papa agostiniano da história, o recém-eleito Papa Leão XIV traz uma trajetória marcada pela missão pastoral, experiência internacional e envolvimento com temas centrais do pontificado de seu antecessor, Francisco. Nascido Robert Francis Prevost, em 14 de setembro de 1955, em Chicago (EUA), o novo bispo de Roma sucede um Papa que transformou o papel da Igreja no mundo contemporâneo e terá o desafio de equilibrar tradição e renovação.

Primeiro papa agostiniano e norte-americano da história, Robert Francis Prevost foi escolhido para chefiar a Igreja Católica em 8 de maio, após a morte do argentino Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco. Ele também tem nacionalidade peruana.

A identidade missionária de Prevost se consolidou durante sua longa permanência no Peru, onde atuou por mais de uma década. Lá, foi vigário judicial, professor de seminário, pároco em áreas periféricas e formador de novos religiosos agostinianos. Também serviu como diretor de missões e foi figura central na formação de comunidades locais, especialmente em Trujillo, onde desempenhou simultaneamente papéis pastorais e acadêmicos.

Lula publicou mensagem sobre o encontro com o Papa Leão XIV nas redes.

Lula publicou mensagem sobre o encontro com o Papa Leão XIV nas redes.Reprodução/X

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

roma Vaticano Janja papa francisco Lula

Temas

Relações Internacionais

LEIA MAIS

Visita

Lula se encontrará com Papa Leão XIV no Vaticano na segunda-feira

Evento

Em SP, Lula brinca com Boulos sobre "invadir condomínio"

MEMÓRIA

Ministro Barroso deixa o STF com legado em grandes temas da política

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Análise

Medida Provisória do Brasil Soberano pode ser votada na próxima terça

2

Adultização

Após vídeo viral de Felca, só o ECA Digital avançou no Congresso

3

Judiciário

Fux pede vista e suspende julgamento de Moro por calúnia contra Gilmar

4

Tarifaço

Alckmin se mostra otimista com suspensão de tarifa dos EUA

5

Comércio Exterior

Em meio a tarifaço, exportações brasileiras para os EUA caem 20,3%

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES