Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Primeira Infância
Congresso em Foco
15/10/2025 9:00
A Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que promove alterações na Política Nacional Integrada da Primeira Infância (PNIPI), estabelecendo planos de ação quadrienais com metas e indicadores de desempenho. A proposição legislativa será encaminhada para análise e votação no Senado Federal.
De autoria da deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), o projeto de lei 1924/2025 obteve aprovação em sessão realizada na terça-feira (14), com a adoção de um substitutivo apresentado pelo relator, deputado Rafael Brito (MDB-AL). A PNIPI, instituída pela Lei 13.257/2016, recebe, através do projeto, detalhamentos acerca dos procedimentos necessários para a consecução de seus objetivos.
Conforme o texto aprovado, a União deverá promover a integração de dados referentes à primeira infância (compreendendo a faixa etária de 0 a 6 anos), coletados por meio de programas e serviços públicos, em conjunto com os entes federativos, abrangendo informações sobre gestantes, crianças nessa faixa etária e seus responsáveis legais.
Rafael Brito declarou que a proposta assegura a "harmonia das normas jurídicas direcionadas à primeira infância e avança na integração das políticas setoriais". O parlamentar enfatizou que "as experiências e oportunidades nessa faixa etária têm impacto duradouro na vida, influenciando sucesso escolar, saúde mental e física, e até a inserção social ao longo da vida".
O sistema de integração de dados deverá subsidiar estratégias de comunicação direta com as famílias e responsáveis legais, observando os princípios da finalidade, necessidade, minimização e segurança da informação. A legislação vigente já prevê a existência de comitês intersetoriais em cada ente federativo para a articulação das ações voltadas à primeira infância, os quais, com a aprovação do projeto, também auxiliarão na implementação dos planos de execução da política.
Os planos de estados, Distrito Federal e municípios deverão ser articulados com a política e garantir a participação da sociedade civil e das instâncias de controle social em sua elaboração, acompanhamento e fiscalização. Tais planos deverão contemplar objetivos, iniciativas, indicadores de acompanhamento e metas relacionados à primeira infância no respectivo território.
O projeto inclui na lei objetivos para a PNPI, como:
O Plenário da Câmara aprovou emenda da deputada Chris Tonietto (PL-RJ) que inclui o período da gestação na classificação de primeira infância. A emenda define a primeira infância como o período desde a gestação até os 6 anos de idade. "A finalidade é apenas fazer um pequeno ajuste na definição legal de primeira infância para torná-la coerente com o marco legal da primeira infância, reconhecendo que o desenvolvimento integral da criança se dá desde a gestação", disse a deputada.
TRANSPORTE PÚBLICO
Tarifa zero cresce e já está em 170 cidades; veja o raio-X nacional
TRANSPORTE GRATUITO
Empresas apoiam tarifa zero, mas cobram fonte segura de financiamento
TRANSPORTE GRATUITO
Apagão de dados dificulta cálculo do custo da Tarifa Zero no Brasil
Valorização profissional
Congresso debate jornada máxima e piso salarial para nutricionistas