Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
educação
Congresso em Foco
15/10/2025 14:45
A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei 3096/24, que inclui os alunos da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica e das demais escolas federais no programa de transporte escolar se residentes em área rural. A proposta vai à sanção presidencial.
A proposta altera o Programa Nacional de Apoio ao Transporte ao Escolar (Pnate), para que seja contemplado o repasse de recursos financeiros. O montante de recursos terá repasse único anual e será calculado com base no número de alunos.
O projeto também altera o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), para que estudantes dessas escolas possam ser contemplados com recursos do programa.
A relatora da proposta, Dra. Alessandra Haber (MDB-PA), apresentou parecer favorável e afirmou que as mudanças incluem uma despesa de caráter continuado para atender cerca de 50 mil alunos destas áreas.
"Embora esse número possa parecer modesto, a garantia do transporte escolar desses alunos exige aporte orçamentário não previsto no Pnate, o que configura impacto orçamentário-financeiro adicional a ser considerado."
O impacto anual esperado do programa é de aproximadamente R$37 milhões, que serão oriundos do valor arrecadado com a mudança do preço de referência do pretóleo (PRP).
Hoje, a lei inclui escolas federais que, assim como as de estados e municípios, recebem repasses em parcelas. No entanto, com a mudança de redação feita pelo projeto, tanto as escolas de educação profissional, científica e tecnológica quanto as demais escolas federais receberão os repasses em transferência única anual.
Temas
LEIA MAIS
TRANSPORTE GRATUITO
Empresas apoiam tarifa zero, mas cobram fonte segura de financiamento
TRANSPORTE GRATUITO
Apagão de dados dificulta cálculo do custo da Tarifa Zero no Brasil
Operação policial