O presidente Lula se retratou nesta sexta-feira (24) após afirmar que traficantes "são vítimas dos usuários também". A fala, feita durante entrevista coletiva em Jacarta, gerou reações negativas tanto por eleitores quanto por parlamentares. Em nota divulgada em suas redes sociais, Lula reconheceu o erro e reafirmou o compromisso do governo com o combate ao crime organizado.
"Fiz uma frase mal colocada nesta quinta e quero dizer que meu posicionamento é muito claro contra os traficantes e o crime organizado", escreveu o presidente. "Mais importante do que as palavras são as ações que o meu governo vem realizando", citando o aumento nas apreensões de drogas durante sua gestão e o encaminhamento ao Congresso da PEC da Segurança Pública, voltada ao combate ao crime organizado.
Na véspera, Lula havia dito que "os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também". Segundo ele, "você tem uma troca de gente que vende porque tem gente que compra, e de gente que compra porque tem gente que vende".
A declaração foi feita enquanto criticava as operações militares dos Estados Unidos contra o narcotráfico em outros países, com incursões navais no Oceano Pacífico e nos mares das Antilhas e Caribe para atacar supostas embarcações criminosas nos litorais de outros países. "Você não pode simplesmente dizer que vai invadir, que vai combater o narcotráfico na terra dos outros", afirmou.
Veja a íntegra da nota do presidente Lula: