Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Política
Congresso em Foco
27/10/2025 | Atualizado às 10:23
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou, na madrugada desta segunda-feira (27), sobre o encontro que teve com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Na conversa, Lula destacou a condução do julgamento de Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF) relacionado ao chamado plano de golpe.
O presidente afirmou que explicou a Trump que o processo foi conduzido com rigor e transparência, e que todas as evidências apresentadas eram consistentes.
"Foram julgados com direito de defesa que eu não tive", acrescentou.
Também durante a reunião, Lula relatou ao norte-americano a gravidade do plano de golpe e as ameaças sofridas.
"Disse a eles que eles tinham um plano para matar a mim, para matar o meu vice-presidente e para matar o [ministro] Alexandre de Moraes".
O presidente destacou que a situação é séria, mas não está em discussão, e que Trump compreende que "rei morto, é rei posto".
Sobre Bolsonaro, Lula afirmou que o ex-presidente "faz parte do passado da política brasileira" e destacou que seu tom nas conversas com Trump é sempre político, voltado aos interesses do Brasil, e não pessoal.
No encontro, o diálogo incluiu negociações comerciais entre Brasil e Estados Unidos. Lula ressaltou a relevância do país nas relações com Washington.
O presidente brasileiro finalizou afirmando que convidou Trump a manter o diálogo em fóruns internacionais, como a COP30.
Temas
{ "datacode": "NOTICIAS_LEIA_MAIS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "articlekey": 113301, "viewed": [ "113301" ], "context": "{\"articlekey\":113301,\"originalarticlekey\":\"113301\"}" }
Isenção Tributária
Câmara realiza audiência sobre fim do imposto de importação até US$ 50
Relações EUA-Brasil
Bolsonaro é "página virada" para Trump, diz ex-embaixador dos EUA
Trabalho Digno