Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
ECONOMIA
Congresso em Foco
28/10/2025 18:07
O presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre (União-AP), anunciou a convocação de sessão conjunta para a manhã de quinta-feira (30) destinada a analisar o projeto de lei do Congresso Nacional 1/2025. A proposta altera a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2025 para permitir que a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil e a redução de alíquotas para faixas superiores possam ter validade permanente.
O texto precisa ser votado porque, pelas regras atuais, todo benefício tributário deve ter validade máxima de cinco anos. Essa limitação está prevista na Lei de Diretrizes Orçamentárias vigente, e busca garantir que renúncias fiscais tenham prazo definido, com metas e acompanhamento de resultados. O projeto a ser votado exclui a nova faixa de isenção dessa regra, abrindo espaço para que a reforma do Imposto de Renda seja definitiva.
O projeto possui parecer favorável da Comissão Mista de Orçamento, onde foi relatado pela senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO). Segundo a congressista, o texto "traz segurança jurídica ao contribuinte, pois garante a confiabilidade e a previsibilidade de que a eventual alteração na legislação do Imposto sobre a Renda das Pessoas Físicas, seja qual for o desfecho da proposição no parlamento, não será obrigatoriamente rediscutida a cada cinco anos".
A isenção caminha para a conclusão de seus debates no Legislativo. O relator, senador Renan Calheiros (MDB-AL), afirmou mais cedo que pretende apresentar seu parecer à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) até a próxima semana. Resta formular um acordo com o governo para definir como assegurar a neutralidade fiscal do projeto. Se o texto final não alterar o conteúdo da versão aprovada na Câmara, ele poderá ser encaminhado diretamente à sanção presidencial.
Temas
LEIA MAIS
SEGURANÇA PÚBLICA
Crise no Rio reforça necessidade da PEC da Segurança, diz relator
TRANSPORTE AÉREO
Câmara aprova proibição da cobrança por malas de até 23 kg em voos
Relações exteriores
Senado dos EUA aprova projeto que derruba tarifa contra o Brasil
TENTATIVA DE GOLPE
Entenda em 10 pontos o recurso de Bolsonaro contra a condenação no STF
SEGURANÇA PÚBLICA
Três Poderes se movem contra o crime organizado após operação no Rio