Notícias

Câmara aprova urgência de projetos sobre meio ambiente e trabalho

Propostas tratam de sustentabilidade, exploração de petróleo, agricultura familiar e criação de comitês de atendimento a vítimas de acidentes aéreos.

29/10/2025
Publicidade
Expandir publicidade

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (29), regime de urgência para seis projetos de lei. Esse modelo de tramitação encaminha o texto direto à votação no Plenário. Entre as propostas que passam a tramitar em urgência, estão temas ligados ao meio ambiente, infraestrutura e condições de trabalho em setores estratégicos.

Outros 25 itens estão previstos na pauta.Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

Dentre as propostas que passam a tramitar em regime de urgência, destacam-se pautas ambientais e de exploração:

  • Projeto de lei 420/2025: apresentado pelo deputado Pedro Lucas Fernandes (União-MA) para criar o Programa Nacional de Infraestruturas Sustentáveis e Resilientes (PNISR) para reduzir os danos ambientais de grandes construções, além de estabelecer o Selo de Sustentabilidade e Resiliência da Infraestrutura para incentivo.
  • Projeto de lei 4.850/2019: originário do Senado, inclui as Bacias Difusas do Litoral, do Piauí, na área de atuação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf);
  • Projeto de lei 2.213/2025: também apresentado no Senado, autoriza a utilização de recursos não comprometidos do Fundo Garantidor de Operações (FGO) para custear o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf);
  • Projeto de lei 4.875/2025: apresentado pelo deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), o texto impõe condições ao regime de trabalho e descanso de trabalhadores nas atividades de exploração, perfuração, produção e transferência de petróleo;

Além disso, o projeto de lei 5.031/2024, de autoria dos deputados Padovani (União-PR) e Bruno Ganem (Podemos-SP), também passa a tramitar em urgência. A proposta estabelece a criação de um Comitê de Cooperação de atendimento a vítimas e a familiares de vítimas, bem como outros protocolos para o gerenciamento de crises de acidentes aéreos.

Outro texto que teve a urgência aprovada foi do projeto de lei 5.189/2019, origiário do Senado, institui o Dia Nacional em Memória das Vítimas do Trânsito. A data, voltada à conscientização, é fixada pelo projeto em 7 de maio.

Com a aprovação do regime de urgência, todas as propostas poderão ser votadas diretamente em Plenário nas próximas sessões, sem necessidade de tramitação prévia pelas comissões da Casa.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos