Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
CPMI do INSS
Congresso em Foco
30/10/2025 14:04
O presidente da Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA), Abraão Lincoln Ferreira da Cruz, será ouvido pela CPMI do INSS na próxima segunda-feira (3), às 16h, no âmbito das investigações sobre fraudes em aposentadorias e pensões. A oitiva decorre da aprovação de oito requerimentos pelo colegiado.
A CBPA está entre as entidades investigadas pela Polícia Federal na Operação Sem Desconto, deflagrada em abril, que apura descontos irregulares em benefícios do INSS entre 2019 e 2024. A confederação e seu presidente tiveram bens bloqueados por decisão da Advocacia-Geral da União (AGU).
A comissão também aprovou a quebra dos sigilos bancário e fiscal de Abraão Lincoln e solicitou ao Coaf o envio de um Relatório de Inteligência Financeira (RIF).
Segundo o senador Izalci Lucas (PL-DF), autor de um dos pedidos de convocação, a CBPA seria "um dos eixos centrais da arquitetura criminosa desvelada pela Operação Sem Desconto, responsável por um impacto estimado em R$ 221,8 milhões subtraídos de forma contumaz e sistêmica dos benefícios de aposentados e pensionistas".
O nome de Abraão Lincoln já havia sido mencionado em depoimentos anteriores, durante questionamentos feitos pelo relator da CPMI, deputado Alfredo Gaspar (União-AL).
Temas
LEIA MAIS
DOMINGO DE PROTESTOS
PL da Dosimetria: veja as cidades onde há atos contra redução de penas
INDÚSTRIA REDPILL
Erika Hilton propõe proibir monetização de conteúdo misógino
PL da Dosimetria
Otto Alencar: PL da Dosimetria "não tem chance" de passar na CCJ