Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
CPMI do INSS
Congresso em Foco
30/10/2025 14:04
O presidente da Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA), Abraão Lincoln Ferreira da Cruz, será ouvido pela CPMI do INSS na próxima segunda-feira (3), às 16h, no âmbito das investigações sobre fraudes em aposentadorias e pensões. A oitiva decorre da aprovação de oito requerimentos pelo colegiado.
A CBPA está entre as entidades investigadas pela Polícia Federal na Operação Sem Desconto, deflagrada em abril, que apura descontos irregulares em benefícios do INSS entre 2019 e 2024. A confederação e seu presidente tiveram bens bloqueados por decisão da Advocacia-Geral da União (AGU).
A comissão também aprovou a quebra dos sigilos bancário e fiscal de Abraão Lincoln e solicitou ao Coaf o envio de um Relatório de Inteligência Financeira (RIF).
Segundo o senador Izalci Lucas (PL-DF), autor de um dos pedidos de convocação, a CBPA seria "um dos eixos centrais da arquitetura criminosa desvelada pela Operação Sem Desconto, responsável por um impacto estimado em R$ 221,8 milhões subtraídos de forma contumaz e sistêmica dos benefícios de aposentados e pensionistas".
O nome de Abraão Lincoln já havia sido mencionado em depoimentos anteriores, durante questionamentos feitos pelo relator da CPMI, deputado Alfredo Gaspar (União-AL).
Temas
LEIA MAIS
SEGURANÇA PÚBLICA
Crise no Rio reforça necessidade da PEC da Segurança, diz relator
SEGURANÇA PÚBLICA
Derrite assume relatoria de projeto que trata facções como terroristas
TRANSPORTE AÉREO
Câmara aprova proibição da cobrança por malas de até 23 kg em voos